Publicado em: 30/01/2016 15:57

Gestantes são orientadas sobre parto normal e cuidados com zika vírus

Gestantes são orientadas sobre parto normal e cuidados com zika vírus Gestantes são orientadas sobre parto normal e cuidados com zika vírus

Grávida de 30 semanas da primogênita Maria Julia, Patrícia Pamela Bolteri está com uma gestação transcorrendo tranquilamente. A opção de Patrícia é que sua filha venha ao mundo de parto normal. Na tarde desta quinta-feira (28) a futura mamãe pode tirar dúvidas sobre o pré-parto, parto natural, ouvir dicas para ter um parto mais tranquilo e prevenção à dengue, zika vírus e febre chikungunya durante o "1º Macroencontro de Gestantes do Município de Ibiporã".

O evento, promovido pela Administração Municipal, por meio da Secretaria da Saúde, em parceria com a 17ª Regional de Saúde, foi realizado no Centro de Convivência do Idoso Abílio de Paula (CCI), e contou com a participação de cerca de 80 pessoas, entre gestantes de Ibiporã e municípios da microrregião abrangidos pela 17ª, acompanhantes e profissionais de saúde.

Ao dar as boas vindas aos participantes, a vice-prefeita Sandra Moya, representando o prefeito José Maria Ferreira, ressaltou que a atual administração vem realizando um trabalho diferenciado para oferecer qualidade de vida aos cidadãos. "Damos uma atenção especial ao futuro de nossas crianças, e este cuidado começa com as futuras mães, que devem ter à disposição uma rede de saúde estruturada para oferecer um acompanhamento gestacional e pós-gestacional qualitativo, seguro e saudável", enfatizou. Em Ibiporã, todas as futuras mamães são acompanhadas por meio da "Rede Mãe Paranaense", do governo estadual. Implantado em 2012, o programa tem como objetivo garantir o acesso à atenção materno-infantil, diminuindo a taxa de mortalidade desse público, promovendo ainda o cuidado seguro na gestação, parto, puerpério e acompanhamento do desenvolvimento das crianças até um ano de vida

A diretora da 17ª Regional de Saúde, Teresinha de Fátima Sanchez, elogiou a iniciativa da Administração e a excelência do serviço prestado à gestante nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no Hospital Cristo Rei. Teresinha também aproveitou a oportunidade para convidar os presentes a participar da "Hora H" contra a dengue, zika e chikungunya, mobilização estadual que será realizado às 10 horas do dia 6 de fevereiro, sábado de Carnaval. "Vocês deverão fazer um checklist em suas casas, eliminando tudo que possa acumular água e se tornar criadouro do mosquito Aedes aegypti. Precisamos aumentar o contingente de lutadores contra este inimigo", conclamou.

A enfermeira obstetra responsável pela Saúde da Mulher da 17ª, Evanira Chiquetti, abordou questões relacionadas ao parto e benefícios do parto normal. "Atualmente, no Brasil, o percentual de partos cesáreos chega a 84% por meio dos planos de saúde. Na rede pública, o número é menor, cerca de 40% dos partos, mas ainda assim é considerado alto: o percentual recomendado pela Organização Mundial da Saúde é de 15%. Há uma cultura arraigada no país de que a cesárea é a melhor forma de se ter um filho. Isso se explica pela comodidade de dar à luz com hora marcada, o medo da dor e o despreparo dos médicos para o parto natural", pontuou Evanira.

Orientando as gestantes sobre como ter um parto mais tranquilo e com menos dor, a profissional destacou a importância da confiança no seu acompanhante e equipe médica. "A mulher deve se permitir entrar em trabalho de parto, sem medo, e para isso é importante a utilização de técnicas para facilitar a dilatação e que tenha ao seu lado um acompanhante paciente e tranquilo, que lhe transmita confiança. O parto normal oferece várias vantagens para a mãe o bebê, tais como rapidez na recuperação, menor risco de complicações, favorecimento na produção do leite materno, amadurecimento mais rápido dos pulmões e sistema neurológico da criança, maior receptividade ao toque", concluiu a enfermeira obstetra.

O médico obstetra Fábio Luis Minotti e a enfermeira Irmã Mirta, ambos da maternidade do Hospital Cristo Rei, reforçaram as orientações sobre maternidade e parto natural e apresentaram a estrutura do hospital para o atendimento às parturientes. O macroencontro encerrou com a fala do médico Miguel Alberto Piccirillo, que abordou os cuidados que as gestantes devem ter com o zika vírus, cuja relação com a microcefalia (má formação congênita em que o cérebro do bebê não se desenvolve de maneira adequada), já foi comprovada pelo Ministério da Saúde.

Após as palestras, as gestantes foram pesadas e receberam orientações da nutricionista sobre alimentação saudável. As futuras mamães ainda participaram de um coffee break e sorteio de brindes.

Grupos de gestantes nas UBSs

A coordenadora da Divisão de Programas de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Carolina Santana Siqueira, convida as gestantes do município a frequentarem os grupos existentes nas UBSs. "Elas podem buscar a sua unidade de referência para se informar sobre o dia e hora das oficinas. Dentre os temas abordados na Oficina da Vida estão cuidados especiais durante a gravidez, aspectos psicológicos, nutrição, preparação para o parto, aleitamento materno, cuidados com o bebê e planejamento familiar. Os companheiros também são convidados a participar", explica Carolina.

As orientações são repassadas por profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e Estratégia Saúde da Família (ESF).