Publicado em: 22/02/2016 10:45

Exército e escolas participam de mobilização contra o Aedes aegypti

Exército e escolas participam de mobilização contra o Aedes aegypti Exército e escolas participam de mobilização contra o Aedes aegypti

Ibiporã também está participando do esforço nacional de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. Na semana passada várias ações de conscientização foram realizadas, ressaltando a importância de cada um na eliminação de possíveis focos do mosquito.

No sábado (13), Dia Nacional de Esclarecimento, a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com o 30º Batalhão de Infantaria Motorizada- BIMEC, de Apucarana, promoveu uma ação educativa com moradores da Vila Esperança. Agentes de endemias e militares distribuíram panfletos e orientaram a população sobre como evitar a proliferação do mosquito.

Na quinta-feira (18), 35 militares apoiaram os agentes de endemias no trabalho de remoção mecânica dos criadouros e aplicação de larvicidas e inseticidas na área central. Eles vistoriaram residências e estabelecimentos comerciais para eliminar possíveis focos do mosquito, repassar orientações, além de alertar os moradores sobre a gravidade da situação. "O Exército Brasileiro, valendo-se da credibilidade e confiança nele depositado pela sociedade, está empregando pessoal e material disponível, no intuito de contribuir de forma efetiva nesta campanha contra o Aedes", ressaltou o 1º tenente Felipe do Casal de Paula.  "Já estamos no segundo ciclo de visitas a todos os imóveis da cidade, e como no centro os quarteirões são maiores e há muitas construções antigas esta parceria é importante para realizarmos o trabalho com mais rapidez", destacou o coordenador do setor de Endemias, Luis Augusto Loredo.

Ao ser abordado pela equipe na loja de material elétrico, o encanador Anderson Vieira elogiou a iniciativa. "Não podemos perder para um mosquito. Cada um precisa fazer a sua parte, cuidar do seu quintal, para evitar o acúmulo de água", comentou. "Gosto muito de plantas, mas estou sempre atenta, retirando a água acumulada nas folhas, colocando areia nos vasos", revelou a pensionista Ana Chernev, que teve a residência vistoriada.

Nesta sexta-feira (19) foi a vez de um outro exército se mobilizar contra a dengue, o da Educação. Reforçando a mobilização nacional, servidores da Secretaria Municipal de Educação, alunos, diretores e professores das escolas  Carlos Augusto Guimarães, Helena Kakitani, Complexo Educacional Professora Vera Lucia Pansardi Casagrande e CMEI Cantinho Materno expuseram na Praça Pio XII algumas atividades pedagógicas desenvolvidas em sala de aula sobre o tema e depois saíram em passeata pela área central entregando aos comerciantes panfletos com checklist de locais que devem ser semanalmente vistoriados para evitar que o mosquito deposite seus ovos.

Alunos do Helena Kakitani expuseram e entregaram folders sobre como construir as mosquitoeiras , armadilhas contra mosquitos. Já os estudantes do Complexo Vera Lúcia levaram ao conhecimento da população o projeto "Família e Escola, Juntos contra a Dengue", desenvolvido ano passado. "Intensificamos a abordagem deste assunto ao constatarmos que alguns alunos estavam com dengue e no bairro (Serraia) havia o problema do acúmulo de material reciclável nos quintais. Com o apoio da Administração Municipal, Kurica Ambiental e Samae conseguimos realizar mutirões de limpeza e desenvolver um trabalho de conscientização não apenas com as crianças, mas envolvemos os pais e moradores", explicou a coordenadora do projeto, professora Josilaine Amancio Corcóvia. "Tive dengue ano passado, fiquei mal e precisei faltar vários dias à escola. Agora estou mais atenta aos cuidados para evitar a procriação do mosquito. Em casa, sempre peço para minha mãe checar os vasos de planta, virar as garrafas de boca para baixo, cuidar com o lixo. Ninguém merece esta doença", enfatizou Gabriella Taly dos Santos, aluna do quinto ano.

"Aproveitamos este dia de mobilização nacional para que nossos alunos multipliquem as orientações recebidas na escola. A responsabilidade no combate ao mosquito é de todos. A conscientização das novas gerações é o nosso futuro garantido", assegurou a secretária de Educação, Margareth Coloniezi.

Dengue em Ibiporã

Ibiporã está em alerta para a epidemia de dengue. Conforme o Setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, até quinta-feira (18) o município contabilizava 652 casos notificados, sendo 74 positivos, todos autóctones, ou seja, contraídos no próprio município, e 581 aguardam confirmação laboratorial. O índice de incidência é de 135,67 casos por 100 mil habitantes. Para que seja considerada situação epidêmica, é preciso a confirmação de mais de 300 casos a cada 100 mil habitantes. "Estamos em alerta. Os casos notificados estão bem acima da média dos anos anteriores. A previsão é quem em 15 dias o município entre em epidemia", alertou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Sebastiana Caetano Riechel.

"O perigo aumentou. A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou que a epidemia de zika vírus, suspeita de causar malformações congênitas, representa "uma emergência de saúde pública de proporções mundiais". O combate é uma tarefa coletiva. O poder público tem cumprindo o seu papel, com ações contínuas de prevenção e combate ao mosquito. Contudo, se a sociedade civil não cooperar, esta batalha não será vencida. O perigo aumentou e o cuidado deve ser intensificado", ressaltou o prefeito José Maria Ferreira.