Publicado em: 22/03/2016 15:18

Fumacê pesado é aplicado em Ibiporã

Fumacê pesado é aplicado em Ibiporã Fumacê pesado é aplicado em Ibiporã

A administração municipal, por meio da Secretaria de Saúde e da 17ª Regional de Saúde, iniciou ontem, segunda-feira (21), a aplicação do fumacê pesado com o inseticida Malathion em toda a cidade. Este reforço do Governo do Estado vem somar as ações desenvolvidas pela prefeitura no combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus.

Ao todo, cinco ciclos de aplicação serão executados em Ibiporã. "Uma vez por semana, durante cinco semanas, uma área da cidade receberá o fumacê", explicou o supervisor geral de endemias de Ibiporã, Diomar de Carvalho.

Segundo Carvalho, o Ultra Baixo Volume (UBV) pesado, o popular fumacê, tem alcance maior de pulverização do veneno em relação a bomba costal que é aplicada por um agente de endemias. "O fumacê pesado é aplicado com o auxílio de uma camionete, o que faz seu alcance ser maior. Com este método buscamos eliminar o máximo de mosquitos que possam porventura estar infectados, diminuindo os casos de dengue na cidade", esclareceu ele.

A utilização do UBV pesado acontece quando há vários casos notificados de dengue numa mesma região. Ibiporã está em epidemia há cerca de um mês. De 01 de janeiro a 21 de março, foram 1.414 notificações, 251 casos confirmados e 1.163 aguardam resultado de exames.

Segundo o último Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) do ano, divulgado no início deste mês, o índice de infestação de Ibiporã é de 4,0%. Quatro a cada 100 imóveis visitados no período apresentavam focos do mosquito. O número é preocupante, uma vez que a Organização Mundial de Saúde (OMS) preconiza que o índice de infestação não pode ser superior a 1%.

Para que a aplicação do fumacê seja efetiva, a população deve atentar-se e abrir as portas e janelas das residências, estabelecimentos e todo o meio de convívio para que os mosquitos que estejam dentro dos imóveis sejam eliminados. "O produto só elimina o mosquito enquanto está suspenso no ar, o que ocorre por cerca de duas horas após a aplicação. Ao passar no meio dessa espécie de neblina formada pelo UBV pesado, o Aedes aegypti é atingido pelas partículas do inseticida e morre", informou o supervisor geral de endemias de Ibiporã.

Por mais eficaz que o fumacê seja na eliminação dos mosquitos adultos, o trabalho mais eficiente é realizado por cada um dos cidadãos. Eliminar os focos do mosquito é a ação mais efetiva no combate ao Aedes aegypti. Lave a vasilha de água dos animais pelo menos uma vez por semana com água corrente, bucha e sabão. Jogue no lixo tudo o que acumula água. Ex.: tampas de garrafas, cascas de ovos, latas, copos descartáveis, plástico de cigarro, etc. Evite plantas que acumulam água, como as bromélias e sempre coloque areia nos pratos de todos os vasos de plantas. Tire folhas, galhos e tudo que possa impedir a passagem da água pelas calhas. Deixe sempre fechada a caixa d'agua.

O UBV pesado será aplicado em dois turnos por dia, das 06 às 10 horas da manhã, e das 16 às 20 horas. Confira o cronograma do setor de Endemias, da Secretaria Municipal de Saúde, para a aplicação do fumacê:

Segunda-feira (21): Do Jardim Terra Bonita até a Rua Massatoshi Ronden. Jardim Santa Paula, Jardim Éden e toda a região da Vila Ribeiro.

Terça-feira (22): Centro, da Rua Massatoshi Ronden até Avenida Souza Naves e toda a região abaixo da linha férrea, a partir da Rua Ibraim Prudente da Silva

Quarta-feira (23): Centro, entre as Avenidas Souza Naves e Dezenove de Dezembro, Conjunto Henrique Alves Pereira (Serraia), Pedro Esplendor, Jardim Canaã e Cinquentenário; Conjunto Ângelo Maggi, Padre Rino e Las Vegas.

Quinta-feira (24): Centro, entre a Rua Dezenove de Dezembro e Avenida Prefeito Mario de Menezes, até ao Cemitério e Conjunto Bom Pastor.