Publicado em: 22/03/2016 15:19

Pacientes do CAPS participam de almoço de Páscoa

Pacientes do CAPS participam de almoço de Páscoa Pacientes do CAPS participam de almoço de Páscoa

Por mais um ano a Administração Municipal, por meio da Secretaria da Saúde, oportunizou um momento especial aos pacientes do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) e do Centro de Atenção Psicossocial Adulto. Cerca de 70 usuários do serviço participaram, nesta segunda e terça-feira (21 e 22), de um almoço de Páscoa em um restaurante de Ibiporã.

No cardápio, arroz branco, strogonoff de frango, salada de tomate e alface e batata palha. A confraternização do CAPS adulto foi incrementada com a comemoração dos aniversariantes do mês, que ganharam doces e presentes. O prefeito José Maria Ferreira, a secretária de Saúde, Leilaine Furlaneto, o diretor de Saúde, Ilto de Souza, a coordenadora de Saúde Mental, Carolina Santana Siqueira, a diretora de Atenção Primária em Saúde, Leiliane de Jesus, o secretário de Saúde de Alvorada do Sul, Dionísio Spirandio Neto, e as equipes multiprofissionais do CAPSi e Adulto almoçaram com os pacientes.

Além de comemorar a ressurreição de Jesus Cristo, o almoço, ofertado pela Administração Municipal desde 2009, é uma oportunidade de permitir a inclusão social e socialização dos pacientes. "Queremos mostrar que apesar de estarem em sofrimento psíquico, eles podem conviver socialmente. Os pacientes também se sentem valorizados por poderem almoçar junto com o prefeito e representantes da Saúde", justificou a coordenadora de Saúde Mental, Carolina Santana Siqueira.

Para alguns, o almoço de Páscoa significou um momento especial, já que era a primeira vez que frequentavam este tipo de estabelecimento. "Nunca tinha vindo a um restaurante. Estrogonofe também é uma novidade para mim. Está tudo uma delícia", elogiou M., 12 anos.

Para outros, o evento é uma oportunidade de se confraternizar e fazer novas amizades.  "Frequento o CAPS há seis anos e estas datas comemorativas são sempre muito esperadas. Podemos rir, conversar com os outros pacientes e os profissionais que nos atendem", comentou A., 41 anos.

Ao cumprimentar a equipe da Saúde pelos trabalhos desenvolvidos, José Maria ressaltou que a Páscoa é uma oportunidade para olharmos para as nossas falhas, os nossos afetos, e reconstruir os laços, assentados no amor, respeito, compaixão, solidariedade e espírito de justiça. "O momento nos desafia a nos tornarmos um novo homem, uma nova mulher. É tempo de refazermos nossa caminhada, deixando para trás aquilo que nos distancia de Deus e projetarmos um amanhã de luz e esperança", refletiu.

A secretária de Saúde agradeceu ao prefeito por ter acolhido as demandas da saúde mental e propiciar aos pacientes momentos especiais, como o almoço de Páscoa. "Aproveito para desejar uma feliz e abençoada Páscoa a todos", finalizou.

Os adolescentes presentearam os membros da Administração Municipal com uma lembrança de Páscoa confeccionada por integrantes da oficina de geração de renda.

Encerrando as comemorações pascais, cerca de 80 crianças atendidas no CAPSi participarão nesta quarta-feira (23) de um evento solidário organizado pelos alunos do Colégio Integrado Sônia Marcondes (Tia Sônia). Os pacientes assistirão a um espetáculo teatral no Cine Teatro Padre José Zanelli e ganharão lembranças.

Os CAPS são instituições destinadas a acolher os pacientes com transtornos mentais, estimular sua integração social e familiar, apoiá-los em suas iniciativas de busca da autonomia, oferecer-lhes atendimento médico e psicológico. Sua característica principal é buscar integrá-los a um ambiente social e cultural concreto, designado como seu território, o espaço da cidade onde se desenvolve a vida quotidiana de usuários e familiares.

Entre os serviços ofertados estão atendimento individual e/ou grupal, oficina terapêutica, grupos de orientação familiar, visitas domiciliares, oficina geradora de renda, atendimento médico, entre outros.