Cultura e Turismo

Publicado em: 27/01/2017 11:58

Ibiporã e a ferrovia em pesquisa de Mestrado na UEL

Ibiporã e a ferrovia em pesquisa de Mestrado na UEL Ibiporã e a ferrovia em pesquisa de Mestrado na UEL

No dia 23 de janeiro de 2017 parte da equipe de funcionários e amigos da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, juntamente com o secretário municipal de Cultura e diretor-presidente da Fundação Cultural de Ibiporã, Agnaldo Adelio estiveram no Departamento de Comunicação da Universidade Estadual de Londrina (UEL) para a defesa de Mestrado do jornalista Jaime Kaster, que desenvolveu sua pesquisa documental a partir de fotografias históricas, documentos e relatos de pioneiros sobre a estação ferroviária de Ibiporã e início do povoamento do município a partir da construção da Estrada de Ferro São Paulo-Paraná, que chegou à região em 1935. A banca foi com­posta pelos pro­fes­sores Drs. Paulo César Boni (orientador - Dep. de Comunicação - UEL), Florentina Neves Souza (Dep. de Comunicação - UEL) e Regina Célia Alegro (Dep. de História - UEL).

Nesta pesquisa para o Mestrado em Comunicação da UEL, a partir de análise de fotografias e memórias, os focos foram a construção da linha férrea e a ferroviária como ponto de partida para o início do povoamento urbano de Ibiporã. O trabalho esclarece alguns fatos históricos, como o planejamento do perímetro urbano por Alexandre Gutierrez Beltrão. Estiveram, entre os presentes, os pioneiros de Ibiporã Lauro de Castro Beltrão, José Bonfim Ledo, seu filho Roberto Ledo e Moacyr Eurípedes Medri, este também escritor e ex-professor da UEL

A dissertação - com 208 páginas e 52 fotografias, algumas delas inéditas e que faziam parte de acervos particulares -, fará parte do acervo do Museu Histórico e de Artes de Ibiporã (MHAI), do Museu Histórico de Londrina (MHL-UEL) e estará disponível, também para pesquisa online, no site na Biblioteca da UEL. A meta é transformá-la em livro, para que mais pessoas possam ter acesso e ser uma importante ferramenta de consulta para estudantes e profissionais das áreas de História, Comunicação e Educação.

PODER PÚBLICO DE IBIPORÃ E A RECUPERAÇÃO DA MEMÓRIA

Jaime Kaster é jornalista da equipe dos projetos "Contos e Causos" e "Circuito das Capelas", desenvolvidos pela Prefeitura de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, entre 2010 e 2016. Os projetos resultaram na publicação de oito DVD-books e de um livro com quatro DVDs (documentários) que relatam a história e memórias de Ibiporã a partir das lembranças dos pioneiros. Os dois projetos ("Contos" e "Circuito das Capelas") e também o "Compêndio Histórico de Ibiporã" (2008) foram idealizados pelo então secretário municipal de Cultura e Turismo, Julio Dutra, que esteve à frente da Secretaria nos últimos mandatos e de 2005 a 2016 deu prioridade às ações de recuperação da memória, sempre com o apoio do Governo Municipal.