Agricultura

 

Publicado em: 28/07/2017 12:19

MPPR realiza reuniões para constituir rede de trabalho sobre agrotóxicos


Whatsapp

 

MPPR realiza reuniões para constituir rede de trabalho sobre agrotóxicos MPPR realiza reuniões para constituir rede de trabalho sobre agrotóxicos

 

O Ministério Público do Paraná (MPPR), por meio por meio das 1ª e 2ª Promotorias de Justiça de Ibiporã, realizou, nos dias 26 e 27 de julho, duas reuniões para discutir sobre a constituição de uma rede de trabalho e articulação sobre o uso de agrotóxicos, que inclui também o município de Jataizinho. As reuniões contaram com a participação de integrantes da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), de equipes da Vigilância Sanitária, das diretorias de Meio Ambiente dos municípios de Ibiporã e Jataizinho e do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Paraná (Crea-PR).


Nos encontros, o MP expôs os trabalhos desenvolvidos para a coleta de informações e dados, e, em seguida, as entidades participantes deliberaram sobre a necessidade de implementação do trabalho local para se evitar o uso incorreto e excessivo de agrotóxicos e melhorar a fiscalização, viabilizando a comercialização de produtos seguros, mais limpos e de qualidade, além de assegurar a preservação dos atributos do meio ambiente e evitar poluição dos recursos naturais.


Foi definida como primeira ação do grupo o estudo dos dados colhidos pela rede e a concretização de Plano de Ação que delimitará a atuação em eixos, como os de diagnóstico, extensão rural e assistência técnica, fiscalização, e educação ambiental.


As instituições envolvidas já definiram as áreas prioritárias para a implementação das ações da rede. Em Ibiporã, foi escolhida a microbacia do Rio Jacutinga e, em Jataizinho, a microbacia do Rio Tigrinho, ambas cadastradas no Programa Microbacia da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (Seab).


O grupo também decidiu revitalizar, nos dois municípios, os trabalhos dos Conselhos Municipais de Sanidade Agropecuária, para aproximar a comunidade do trabalho desenvolvido.

 

O projeto que faz parte do Plano Setorial de Ação das Promotorias de Justiça vem sendo desenvolvido desde dezembro de 2015, quando foi realizado em Ibiporã o Encontro do Fórum Estadual – Agrotóxicos, no qual foram abordados os riscos ambientais e sanitários do uso excessivo de veneno e elaborada carta de intenções de trabalho, cujas manifestações foram debatidas pelas instituições nas reuniões recentes.