Agricultura

Publicado em: 18/12/2017 11:35

Prefeitura finaliza manutenção de estradas rurais em Ibiporã

Prefeitura finaliza manutenção de estradas rurais em Ibiporã Prefeitura finaliza manutenção de estradas rurais em Ibiporã

A Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente em conjunto com a Secretaria de Obras, realizou no decorrer deste ano a manutenção de todas as estradas da zona rural do município. Várias melhorias foram realizadas nos 550 km de estradas rurais de Ibiporã. Cerca de R$ 100 mil foram investidos, com recursos municipais.

Entre as estradas contempladas com as obras de adequação e conservação está a Estrada do Cupido, que foi a primeira a ser atendida com a ação, exigindo 100 caminhões de moledo (rocha em decomposição) para recuperar o seu nivelamento destruído pelas chuvas e pelo o uso de máquinas agrícolas pesadas, além das Estradas do Barreirão, do Guarani, Limoeiro, Poço Bonito, e a que liga o Conjunto Miguel Petri à BR-369. Em todas as estradas foi feito moledamento como também construídas caixas de contenção de águas pluviais, com seis metros de comprimento.

Segundo o secretário de Obras, Alexandre Lourenço Ferreira, as vias também foram readequadas dentro de um novo padrão proposto pelo atual governo municipal, com seis metros de largura. “Várias estradas foram alargadas. Inicialmente identificamos os locais vulneráveis para planejamento das interferências necessárias e possíveis, e, a partir disso, trabalhamos continuamente”, afirmou Ferreira.

Conforme o secretário de Agricultura, João Odair Pelisson, o projeto de recuperação das estradas da zona rural de Ibiporã teve como propósito oferecer melhores condições de tráfego para os ônibus do transporte escolar, às máquinas pesadas utilizadas no escoamento da safra e para a mobilidade dos produtores rurais. “Era algo que estava sendo muito solicitado pela população rural, que reclamava da dificuldade de deslocamento pelas estradas”, explicou Pelisson.

A manutenção das estradas da zona rural de Ibiporã foi realizada por uma equipe que desempenha exclusivamente essa função nos quatro setores do município, a qual atuou no período de dois meses em cada um.