SAMAE

Publicado em: 27/03/2018 14:46 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/NCS/PMI

Ibiporã celebra Dia Mundial da Água com várias atividades

Ibiporã celebra Dia Mundial da Água com várias atividades Apresentação dos alunos do Complexo Ivanildes

O Dia Mundial da Água (22 de março) foi celebrado com uma intensa programação em Ibiporã. Palestras em escolas, plantio de mudas, coleta de lixo eletrônico e lançamento da agenda de eventos alusivos aos 50 anos de criação do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) foram algumas das atividades realizadas na semana passada pela Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio do Samae, e apoio das Secretarias Municipais de Agricultura e Meio Ambiente e Educação. O objetivo das atividades foi reforçar junto à população a importância da água para o planeta e incentivar o uso sustentável dos recursos hídricos.

Nos dias 19 e 20 alunos das Escolas Municipais Nelson João Sperandio e Profº Carlos Augusto Guimarães assistiram a palestras sobre o uso consciente da água, saneamento básico e coleta seletiva ministradas pelo coordenador de resíduos sólidos e do programa de educação ambiental do Samae, Miguel Gardini.

Já no dia 21, alunos do quarto ano da Escola Nelson João Sperandio, o prefeito João Coloniezi e secretários municipais participaram do plantio de árvores para recomposição de Área de Preservação Permanente (APP) localizada no final da Av. Ibrahim Prudente da Silva. Foram plantadas 27 mudas de espécies nativas do bioma Mata Atlântica, como saboneteiras, ipês e dedaleiras. “Aqui é o fundo de vale do Córrego Bandeiras e estamos próximos ao Aquífero Guarani, um dos mananciais que abastecem Ibiporã. O objetivo desta ação é recuperar as matas ciliares e proteger as nascentes dos rios”, explicou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, João Odair Pelisson.

O ponto alto das comemorações ocorreu na quinta-feira (22), na Praça Pio XII (Praça Central), com a abertura oficial da programação do Jubileu de Ouro do Samae. O evento contou com a participação do prefeito João Coloniezi, do vice, Beto Baccarin, secretários municipais, vereadores, do diretor-presidente do Samae, Edvaldo de Paula, do coordenador de resíduos sólidos e do programa de educação ambiental do Samae, Miguel Gardini, e alunos da Escola Municipal Professor Carlos Augusto Guimarães, Complexo Educacional Profª Ivanildes Gonçalves Nalin e Escola de Formação e Cidadania (Esforci).

Durante o evento, o Samae fez a entrega simbólica do Programa de Educação Ambiental à secretária de Educação, Margareth Coloniezi. Ao longo do ano serão várias ações junto à comunidade visando orientar e conscientizar os usuários sobre a necessidade de utilizar a água racionalmente. “As crianças são nossas maiores aliadas quando se trata de educação ambiental, pois são multiplicadores do conhecimento aprendido em sala de aula. Comportamentos ambientalmente corretos devem ser aprendidos na prática, no cotidiano, contribuindo para formação de cidadãos responsáveis”, defendeu Gardini.

Em usa fala, o prefeito João Coloniezi ressaltou que de toda a água presente no mundo, nem 3% está disponível para o consumo humano. “Somos mais de sete bilhões de pessoas que precisam de água e alimentos todos os dias. Para que este bem precioso não falte, temos que saber usá-lo”, enfatizou Coloniezi.

O diretor-presidente do Samae destacou que ao longo destes 50 anos a autarquia tem investido maciçamente para que o saneamento básico de Ibiporã se tornasse uma referência nacional. “Toda a água distribuída pelo Samae é tratada, clorada e fluoretada, atendendo aos padrões de qualidade e potabilidade fixados pelo Ministério da Saúde. Atualmente o serviço de abastecimento de água conta com duas unidades de captação e recalque, uma no Ribeirão Jacutinga e outra no Poço do Aquífero Guarani, que oferece água de excelente qualidade, com propriedades minerais, atendendo 100% da população urbana e da zona rural. Outro fator de destaque é a rede de esgotos sanitários que atende toda a zona urbana e mais alguns distritos, sendo totalmente tratado antes de ser lançado no corpo receptor - índice de destaque a nível nacional”, expôs Edvaldo de Paula.

A agenda de eventos foi encerrada no sábado (23), na Praça Pio XII,com a coleta de resíduos eletrônicos em apoio à Cooperativa de Catadores de Ibiporã (CooperIbi)