SAMAE

 

Publicado em: 10/04/2018 17:27 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/NCS/PMI

Servidores do Samae adotam canecas ecológicas


Whatsapp

 

Servidores do Samae adotam canecas ecológicas Canecas ecológicas sendo distribuídas aos servidores

Rezando pela cartilha das pequenas iniciativas capazes de grandes repercussões práticas, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) adotou recentemente uma prática sustentável – a adoção de canecas ecológicas entre os servidores da autarquia. No final de fevereiro, cada um dos 93 funcionários recebeu uma caneca personalizada, confeccionada com uma mistura de plástico e casca de coco. Os copos de plásticos continuam a ser oferecidos no setor de atendimento ao público.


Segundo o diretor presidente do Samae, Edivaldo de Paula, cerca de 275 mil copos descartáveis foram utilizados em 2017 na autarquia, gerando um gasto de aproximadamente R$12 mil. Com a adoção das canecas, a autarquia pretende reduzir este custo para 25%, promovendo além de um fator de economia, um ganho ambiental relevante. “Além dos custos, os copos descartáveis geram um volume muito grande de lixo. Como sua degradação é difícil e lenta, a natureza leva anos para decompor. Com a adoção das canecas, seguimos um dos três princípios básicos da gestão ecológica do lixo – a redução do consumo de materiais”, argumenta Edivaldo de Paula.


De acordo com o diretor presidente do Samae, a adoção das canecas ecológicas no prédio da Prefeitura Municipal de Ibiporã e outros prédios públicos já está sendo estudada. “A defesa da qualidade ambiental é um valor inseparável do exercício da cidadania. Por isso, a autarquia possui um programa de Educação Ambiental, incentivando a participação individual e coletiva, permanente e responsável, na preservação do meio ambiente”, concluiu Edivaldo de Paula.

 


Imagens