Publicado em: 28/03/2019 13:55 | Fonte/Agência: Agência Brasil - EBC

Secretaria Municipal de Saúde alerta sobre meningite

Secretaria Municipal de Saúde alerta sobre meningite Vacinação é importante na prevenção da meningite

A meningite, infecção das membranas que recobrem o cérebro (meninges), dificulta o transporte de oxigênio às células do corpo e pode ter diversas origens, sendo a mais comum por infecção viral, responsável por cerca de 60% dos casos confirmados da doença. Além desta forma, a meningite pode ter origem bacteriana (cerca de 30% dos casos), fúngica (cerca de 10% dos casos), ou então, mais raramente, através de outros microorganismos, como parasitas, ou até por complicações de outras doenças, entre elas o sarampo e a pneumonia.

A doença é transmitida através do contato direto, por meio de secreções respiratórias de pessoas infectadas, que apresentem sintomas ou não. A prevenção da meningite passa em grande parte pelas vacinas disponíveis no Calendário Nacional de Imunização, são elas a Meningo C, Pneumo 10-Valente, Haemophilus influenzae e a BCG, que imuniza contra formas graves de tuberculose, com possibilidades de evoluírem para meningite.

No caso da meningite do tipo B, a vacina não faz parte do calendário definido pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, portanto não está disponível na rede pública.

As vacinas fazem parte do calendário vacinal de crianças e adolescentes, com idades definidas para serem administradas. Em caso de dúvidas, comparecer a UBS mais próxima da residência com a carteira de vacinas.

SINTOMAS:

Os principais sintomas da doença são dor de cabeça, rigidez da nuca, febre, convulsão e vômito. Nas crianças abaixo de um ano, observa-se choro persistente e inchaço na moleira. Em alguns casos, o paciente pode também apresentar manchas vermelhas na pele (petequias). Caso venha a apresentar qualquer um destes sintomas, procure o serviço de saúde mais próximo (ou em caso de crianças, levá-las), para que a equipe de saúde possa avaliar os sinais, definir o diagnóstico correto e iniciar o tratamento adequado o mais rápido possível.

A Secretaria alerta que outros cuidados, além da vacinação, podem prevenir a meningite. Os principais são higiene, ventilação dos ambientes e não compartilhamento de objetos.