Meio Ambiente

Publicado em: 19/07/2019 19:53 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/Núcleo de Comunicação Social/PMI

Rede de trabalho sobre uso de agrotóxicos discute novo plano de ação

Rede de trabalho sobre uso de agrotóxicos discute novo plano de ação Comitê institucional discute uso irregular, abusivo e indiscriminado de agrotóxicos

O comitê que discute sobre o uso irregular, abusivo e indiscriminado de agrotóxicos em Ibiporã realizou, na última quarta-feira (17), na sala de reuniões do gabinete, mais uma reunião. O projeto reúne a Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Vigilância Sanitária de Ibiporã, Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), Ministério Público, Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea).

Segundo o diretor de Meio Ambiente, Hélio da Silva, o objetivo do encontro foi fazer uma avaliação dos trabalhos desenvolvidos até agora e iniciar as conversas para traçar um novo plano de ação. Também durante a reunião, o engenheiro ambiental e estagiário de pós graduação do Ministério Público, Edson Massi, apresentou aos comitê um levantamento sobre os ingredientes ativos mais utilizados nas culturas de soja, milho, soja geneticamente modificada e trigo geneticamente modificado cultivadas em Ibiporã; Diagnóstico na Microbacia do Jacutinga; Autuações do CREA; Agrotóxicos identificados e legislação ambiental e intoxicações por agrotóxicos.

Durante todo o ano de 2018 o comitê institucional realizou o levantamento de informações para formar diagnóstico do uso de agrotóxicos e definir um plano de trabalho visando à redução do uso de defensivos agrícolas nas unidades produtivas de Ibiporã, assim como foi realizado nos anos anteriores. O projeto, que integra o Plano Setorial de Ação das Promotorias de Justiça, vem sendo desenvolvido desde dezembro de 2015 quando foi realizado em Ibiporã o Encontro do Fórum Estadual - Agrotóxicos, no qual foram abordados os riscos ambientais e sanitários do uso excessivo desses produtos e elaborada carta de intenções de trabalho, cujas manifestações foram debatidas pelas instituições nas reuniões recentes.

O grupo elaborou cartas de intenção e recomendação de trabalho, alertando os produtores sobre os riscos ambientais e sanitários devido ao uso excessivo de agrotóxicos em suas plantações. O impacto causado pelo uso dos defensivos agrícolas inclui a contaminação dos alimentos, danos à saúde pública e ao meio ambiente, tanto no solo como na água que é consumida. Quando necessário há autuação dos ruralistas.

De acordo com o comitê, o trabalho para viabilizar ações de fomento à fiscalização e redução do uso indiscriminado de agrotóxicos vem surtindo efeito. “No tocante à fiscalização, ocorreram autuações de empresas que não apresentaram o receituário agronômico ou emitiram receitas em demasia. Já em relação às ações de conscientização e orientação, constatou-se que as empresas estão limitando a venda de defensivos agrícolas apenas para os produtores rurais. Também verificamos que na área que faz divisa com a região urbana do município algumas propriedades já estão conseguindo deixar de usar agrotóxicos”, pontua Silva.

Na próxima reunião do Comitê, agendada para 8 de agosto, na sala de reuniões do gabinete, será detalhado o novo plano de ação.