TUDO SOBRE CORONAVÍRUS - COVID19

Publicado em: 13/04/2020 19:31 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/NCS/PMI

Coronavírus: quando e onde procurar ajuda

Com a recomendação para que as pessoas fiquem em casa e evitem aglomerações como medida para frear a contaminação pelo novo coronavírus, surge a dúvida entre aqueles que apresentarem sintomas gripais de quando deve-se manter o isolamento domiciliar ou qual a hora de buscar ajuda médica.

Por isso, a Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio da Secretaria de Saúde, reforça o fluxo de atendimento para pacientes com suspeita de Coronavírus (COVID-19).

Confira:

Coriza, dor no corpo, febre leve, dor de cabeça, incômodo na garganta, tosse = Fique em casa.  Coriza + Febre por menos de 24 horas = Fique alerta em casa.

Coriza + Febre por 24 horas + Tosse = Procure uma UBS.

Coriza + Febre + Tosse + Falta de Ar = Procure a UPA ( R. Souza Naves, 1245. Conj. Henrique Alves Pereira) ou os hospitais.

Tendas de triagem foram instaladas em quatro Unidades Básicas de Saúde em funcionamento (Centro de Saúde, San Rafael, La Fontaine e Pérola), além da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), local de referência para o atendimento a pacientes com problemas respiratórios.

Ao constatar que o paciente está com suspeita da Covid-19, o profissional de saúde já lhe oferece uma máscara e o encaminha para uma sala separada das demais pessoas para ser consultado.

Horário de funcionamento das UBS

Segunda a sexta-feira

CENTRO DE SAÚDE - DAS 7:00 AS 20:00

UBS SAN RAFAEL -  DAS 7:00 AS 18:00

UBS LA FONTAINE - DAS 7:00 AS 18:00

UBS PÉROLA - DAS  7:00 AS 17:00

POSTOS DE SAÚDE NOS DISTRITOS RURAIS

UBS JOHN KENNEDY: SEGUNDA E QUARTA - DAS 7:00 AS 12:00

UBS TAQUARA DO REINO: TERÇA E QUINTA - DAS 7:00 AS 12:00

Disk Coronavírus

A Prefeitura Municipal de Ibiporã disponibilizou à população um serviço telefônico municipal de dúvidas e orientações sobre o novo coronavírus (Covid-19). O serviço, realizado por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, está disponível pelos telefones: (43) 31780314/0350/0351/0363 de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Após este horário, os munícipes podem ligar nos  canais de comunicação disponibilizados pela Secretaria de Saúde do Estado: 0800 644 4414(41) 99117 3500 (whatsapp) e  (41) 3330 4414, que funcionam 24 horas por dia.

O objetivo do serviço telefônico é ampliar o acesso da população às informações sobre a pandemia e evitar o deslocamento de pessoas com sintomas leves (febre leve, coriza, incômodo na garganta) aos serviços de saúde.

Além do “Disk Coronavírus”, as informações sobre a doença também podem ser acessadas pelos canais oficiais da Prefeitura Municipal de Ibiporã – site – www.ibipora.pr.gov.br e redes sociais – Facebook (facebook.com/ibiporaprefeitura) e Instagram - @prefeituradeibipora.