TUDO SOBRE CORONAVÍRUS - COVID19

Publicado em: 18/06/2020 16:15 | Fonte/Agência: Núcleo de Comunicação Social/PMI

Plataforma digital traz consultas online sobre covid-19

Missão Covid é uma plataforma onde o paciente que apresenta sintomas da COVID-19 é atendido gratuitamente através da telemedicina (ligação por vídeo) por um médico voluntário.

A infecção da corona vírus possui geralmente sintomas leves, especialmente entre crianças e adultos jovens, como tosse seca, dificuldade para respirar, coriza e dor de garganta. No entanto, pode causar doenças graves: cerca de 1 em cada 5 pessoas precisam de cuidados hospitalares. Portanto, é bastante comum que as pessoas se preocupem com o impacto do surto de COVID-19, entre elas e seus entes queridos.

Caso conheça alguém que está com algum sintoma da COVID-19 (tosse, febre, falta de ar, dor de garganta), a oriente para entrar na plataforma do Missão Covid- missaocovid.com.br. O site conecta o paciente com um grupo de médicos que se reuniu para atender gratuitamente as pessoas com os sintomas. O paciente se cadastra e rapidamente um médico entra em contato e faz uma consulta por videoconferência.

O atendimento online é importante porque presta os primeiros socorros aos suspeitos de estarem com o novo coronavírus e distingue quem de fato deve procurar um hospital, evitando assim mais contaminação e superlotação do sistema já saturado.

Disk Coronavírus

A Prefeitura Municipal de Ibiporã disponibilizou à população um serviço telefônico municipal de dúvidas e orientações sobre o novo coronavírus (Covid-19). O serviço, realizado por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está disponível pelos telefones: (43) 3178-0314/0350/0351/0363 de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. A Prefeitura agora também disponibiliza o Whatsapp denúncia Disk Covid: (43) 99180-3258.

Após o horário normal de atendimento, os munícipes podem ligar nos canais de comunicação disponibilizados pela Secretaria de Saúde do Estado: 0800-644-4414; (41) 99117-3500 (whatsapp) e (41) 3330-4414, que funcionam 24 horas por dia. O objetivo do serviço telefônico é ampliar o acesso da população às informações sobre a pandemia e evitar o deslocamento de pessoas com sintomas leves (febre leve, coriza, incômodo na garganta) aos serviços de saúde.

Além do “Disk Coronavírus”, as informações sobre a doença também podem ser acessadas pelos canais oficiais da Prefeitura Municipal de Ibiporã – site – www.ibipora.pr.gov.br e redes sociais – Facebook (facebook.com/ibiporaprefeitura) e Instagram - @prefeituradeibipora.