TUDO SOBRE CORONAVÍRUS - COVID19

Publicado em: 24/06/2020 19:04 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/NCS/PMI

Ação integrada interdita quatro estabelecimentos em Ibiporã

Ação integrada interdita quatro estabelecimentos em Ibiporã Nove estabelecimentos comerciais foram fiscalizados em Ibiporã durante a ação

Uma ação integrada de fiscalização entre o Ministério Público, as Polícias Civil e Militar e a Prefeitura Municipal de Ibiporã na noite da última sexta-feira (19) resultou na interdição de quatro estabelecimentos comerciais (uma mercearia e três bares) que estavam com a documentação irregular. Outros cinco foram orientados/notificados por estarem em desacordo com as medidas de segurança para o enfrentamento ao novo coronavírus. As principais irregularidades constatadas foram o desrespeito às regras de distanciamento social, com estabelecimentos atendendo além da capacidade determinada em decreto (máximo 50%) e aglomerações de clientes em frente aos locais.

A ação também ocorreu em Jataizinho, onde foram fiscalizados nove locais, porém todos apenas orientados. Segundo o promotor Bruno Vagaes, “a fiscalização visa garantir as medidas de segurança para o enfrentamento ao coronavírus e também os excessos que estão sendo praticados por estabelecimentos comerciais, quanto às aglomerações.”

Já na tarde de domingo (21), após o plantão fiscal da Prefeitura de Ibiporã receber denúncias sobre aglomeração de pessoas e veículos, uso de bebidas alcoólicas em via pública e depredação do patrimônio na Rua Sipio Semprebom, foram mobilizadas equipes da Polícia Militar para averiguar o fato. No local, foram abordadas cerca de 80 pessoas. Todos foram devidamente orientados sobre as medidas vigentes e as infrações penais que podem incorrer. A ação culminou no restabelecimento da ordem, do sossego e da salubridade.

Fiscalização

Desde que a Prefeitura começou a fiscalizar as medidas de prevenção e enfrentamento à pandemia da Covid-19, no final de março, foram lavrados 310 notificações, 15 autos de infração e cinco termos de interdição. As ações contam com a participação dos fiscais da Secretaria de Obras, através dos fiscais e agentes do DTrânsito; Secretaria de Meio Ambiente; Secretaria de Saúde, através da Vigilância Sanitária; e Secretaria Municipal de Finanças, através do Departamento de Tributação e Fiscalização.

Segundo o secretário de Finanças, Edson Gomes, a Prefeitura está intensificando a fiscalização de estabelecimentos e aglomerações indevidas em Ibiporã. “Infelizmente tivemos que endurecer as medidas nestes tipos de comércio porque a Prefeitura tem recebido muitas denúncias de aglomeração e clientes que não utilizam máscara. Aqui vai um alerta para os nossos comerciantes e frequentadores. Não queremos que suas atividades sejam interrompidas, mas nós precisamos que vocês intensifiquem as regras. Não autorizem a presença de pessoas sem a máscara de barreira, disponibilizem o álcool 70%, não permitam a aglomeração e não funcionem além do horário permitido (23 horas)”, orienta o secretário.

Disk - Denúncia

A Prefeitura disponibiliza um whatsapp - 99180-3258 para que a população denuncie infrações às medidas para evitar a proliferação do novo coronavírus. O canal funciona todos os dias da semana, das 10 às 22 horas.

ISOLAMENTO SOCIAL

Neste momento de enfrentamento ao novo Coronavírus (Covid19) a SMS reforça a importância do distanciamento social e adoção de medidas para prevenção da Covid 19.

FIQUE EM CASA

- SÓ SAIA EM CASO DE EXTREMA NECESSIDADE E USANDO MASCARA DE BARREIRA;