TUDO SOBRE CORONAVÍRUS - COVID19

Publicado em: 27/01/2021 17:57 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/Núcleo de Comunicação Social/PMI

UPA ganha Centro de Triagem para atendimento de suspeitos de Covid-19

Tenda para triagem de pacientes sintomáticos respiratórios funciona com médico e equipe de enfermagem 24 horas por dia, sete dias por semana

UPA ganha Centro de Triagem para atendimento de suspeitos de Covid-19
Divulgação/NCS/PMI

Dando continuidade ao Plano de Contingência contra a Covid-19 em Ibiporã, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, inaugurou na manhã desta quarta-feira (27) uma tenda externa, ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que está funcionando como Centro de Triagem da população com sintomas gripais, separando assim, pacientes comuns (urgência e emergência), dos pacientes suspeitos de Covid-19.

A entrega da estrutura contou com as presenças do prefeito José Maria Ferreira, da secretária de Saúde, Leiliane de Jesus, do secretário de Administração, Juarez Afonso Ignácio, da diretora geral da UPA, Rosângela Pais, da presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS), Renata Semprebom, dos vereadores Pedro Chimentão, presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Augusto Semprebon, Dieguinho da Furgão, Gilson Mensato, Rafael Eik Ferreira, Rafael da Farmácia e Victor do Hospital.

O objetivo é reforçar e acelerar o atendimento a pacientes com sintomatologia respiratória, em função da Covid-19. O Centro de Triagem funciona 24 horas por dia, sete dias por semana. A estrutura conta com uma sala para triagem e classificação, poltronas para atendimentos e medicação e leitos de emergência. O atendimento é realizado por um médico e uma equipe de enfermagem, composta por enfermeiros e técnicos de enfermagem.

Pacientes com sintomas respiratórios mais graves, que necessitarem de exames de raio-x ou outros encaminhamentos são atendidos na própria UPA. A unidade possui quatro respiradores pulmonares, aparelhos considerados essenciais no tratamento dos casos mais graves da doença, pois a ventilação mecânica ajuda a suprir a carência de oxigênio no corpo e apoia a recuperação de modo geral do paciente.

Segundo Leiliane, desde o início da pandemia os pacientes sintomáticos respiratórios estavam sendo atendidos em uma estrutura improvisada no interior do prédio. “Com o aumento de casos de Covid-19, foi necessário fazer este remanejamento no fluxo. Além de evitar aglomeração de pessoas em local fechado, o Centro de Triagem vai permitir que pacientes com sintomas exclusivos do vírus não fiquem no mesmo ambiente dos pacientes que precisam de atendimento de urgência e emergência na UPA”, explica a secretária. A unidade tem atendido a uma média de 250 pacientes por dia, a maioria casos suspeitos do novo coronavírus.

Em sua fala, o prefeito José Maria agradeceu o comprometimento dos profissionais de saúde e acrescentou que "essa ação fortalece o enfrentamento à doença e endossa o compromisso social da administração em contribuir para minimizar os impactos da Covid-19 entre os cidadãos”. Desde o início da pandemia, em março de 2020, o governo municipal vem reorganizando a rede de serviço a fim de proporcionar um melhor atendimento à população, sendo que esta organização está sujeito a ajustes decorrentes de situações ligadas a recursos humanos, materiais de consumo, equipamentos de proteção individual, estrutura física, localização dos estabelecimentos de saúde, orientações do Ministério da Saúde/Estado entre outros, além das modificações do cenário epidemiológico brasileiro e local.

Além da UPA, o Hospital Cristo Rei e a Unidade Básica de Saúde do Jardim Pérola (segunda a sexta-feira, das 7 às 21 horas), são as unidades de referência em Ibiporã para o atendimento de pacientes sintomáticos respiratórios.