Visitas ao Prefeito

Publicado em: 24/08/2010 14:46

APAE divulga as conquistas de seus alunos

APAE divulga as conquistas de seus alunos APAE divulga as conquistas de seus alunos

O prefeito José Maria recebeu nesta segunda-feira (23) um grupo de diretores, professores e alunos da APAE de Ibiporã, que vieram apresentar o trabalho desenvolvido na instituição e divulgar a programação em Ibiporã que integra a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, iniciada no último dia 21 e que se estende até a próxima segunda-feira, dia 30.

Entre os presentes estiveram o presidente do honra da APAE local, Sr. Justino Alves Pereira; a ex-presidente da APAE e representante da Federação das APAEs do Paraná, Neuza Soares de Sá; o diretor do Centro Educacional João XXIII (a escola da APAE), Paulo Silvério, e a professora Emaculada Braz. Também participaram as secretárias municipais Lourdes Narcizo (Trabalho) e Miriam Medre (Educação), a representante da Secretaria de Assistência Social, Ângela Aparecido, e a documentadora escolar da rede estadual, Margareth Coloniezi.

Alguns alunos falaram sobre assuntos relevantes envolvendo o grupo. Leonardo Semprebom, que foi autodefensor (representante dos alunos) da APAE na gestão passada, falou sobre o 2º Fórum de Autodefensores, que será realizado nesta quarta (25), a partir das 8 horas, na APAE. Na ocasião, será escolhida a nova dupla de autodefensores da instituição.

Débora Cristina de Melo falou sobre as atividades oferecidas aos alunos em Ibiporã e lembrou de ter ganho três medalhas em uma competição realizada pela ABDEM (Associação Brasileira de Desportos para Deficientes), em São Paulo.

Também na área esportiva, um destaque da APAE esteve presente: Maurício Pereira, campeão dos Jogos Colegiais do Paraná na sua categoria e que se classificou para as Paraolimpíadas Escolares Brasileiras, que acontecem na capital paulista, entre os dias 6 e 11 de setembro.

Ana Paula Alves, atual defensora, apresentou reivindicações da APAE aos poderes públicos e a aluna Cristina Teixeira de Lima leu um documento contendo pedidos e o entregou ao prefeito José Maria. Entre eles está o da criação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deferência em Ibiporã.

APOIO DO PODER MUNICIPAL

O prefeito parabenizou a todos e assegurou que o governo municipal "continuará se empenhando para que os apaeanos sejam cada vez melhor atendidos". "O poder público existe para atender as demandas da sociedade. Um exemplo disso são os cursos gratuitos de informática que oferecemos à comunidade e que estão abertos a vocês, alunos da APAE, para ajudar na qualificação", afirmou José Maria. Ele lembrou que a Prefeitura repassa mensalmente à APAE cerca de R$ 24 mil para ajudar no custeio das suas atividades.

A secretária Lourdes Narcizo acrescentou que a atual administração municipal adquiriu dez novos computadores para o Telecentro de Informática, que agora está com 20 máquinas, e atende à comunidade no Centro de Qualificação Profissional (CQP).

Finalizando, a ex-presidente da APAE, Neuza de Sá, enfatizou algumas lutas e conquistas da instituição e lembrou que a APAE de Ibiporã novamente participará do Festival Nacional Nossa Arte, que este ano será em Bento Gonçalves (RS), no mês de novembro. A APAE local já foi campeã deste festival cinco vezes.