Publicado em: 24/09/2010 15:09

Sexualidade e Câncer de Mama

A Prefeitura de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza neste sábado (25), a partir das 8 horas, no CCI (Centro de Convivência dos Idosos) uma oficina de capacitação para suas equipes de enfermagem. A oficina trará orientações sobre câncer de mama, sexualidade e também sobre dengue para serem repassadas à população nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas visitas das equipes do Programa Saúde da Família (PSF).

Os palestrantes serão o ginecologista e terapeuta sexual Calvino Fernandes, de Londrina, que falará sobre sexualidade a partir das 8 horas, e o ginecologista da Secretaria Municipal de Saúde de Ibiporã, Rodrigo Gonik, também responsável pela Clínica Mulher, em Ibiporã. A capacitação de Rodrigo Gonik será mais longa, das 9h às 12h30. No período da tarde haverá capacitação sobre manejo da dengue.

Confira a seguir texto do Dr. Calvino, sobre o tema a ser tratado:

Melhorar a vida sexual

Em agosto de 2009 minha pesquisa em Londrina com casais jovens revelou que apenas 13% dos homens e 10% das mulheres consideram sua vida sexual muito satisfatória ou satisfatória e uma baixa freqüência de relações sexuais, pois 14% dos homens e 21% das mulheres têm somente uma a duas relações por mês.

E em pleno século XXI constatamos que 15% dos homens e 27% das mulheres sentem-se envergonhados de falar sobre sexo e por esta razão 32% dos pais e 33% das mães nunca ou só raramente falaram sobre sexo com os filhos. Concluindo, em Londrina apenas 40.000 pessoas relatam estar realmente satisfeitas com a sua sexualidade. Onde procurar ajuda para mulheres de casais com disfunções sexuais?

Nenhuma disfunção sexual abala tanto o ego masculino como a impotência sexual. Onde estas centenas de homens impotentes podem procurar ajuda?

Umas dicas:

* Esteja conectado com as sensações e os sinais que o corpo manifesta.

* Viva a sexualidade como uma forma fantástica de comunicação e diretamente conectada a trocas com o cônjuge.

* Procure honrar seu parceiro no seu dia a dia que a conseqüência será um sexo maravilhoso à noite.

* Comunique-se abertamente e esteja pronto para ouvir.

* Dr. Calvino C. Fernandes, ginecologista e terapeuta sexual

Fone: 3344-4343 - Londrina