Publicado em: 30/09/2010 08:53

Capacitação sobre sexualidade, câncer de mama e dengue

Capacitação sobre sexualidade, câncer de mama e dengue Capacitação sobre sexualidade, câncer de mama e dengue

A Prefeitura de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou no dia 25 uma oficina de capacitação para suas equipes de enfermagem com os temas: câncer de mama, sexualidade e manejo da dengue.

A organização ficou a cargo da coordenadora de Programas de Saúde da Secretaria, Rosângela Borges. Os palestrantes foram o ginecologista e terapeuta sexual Calvino Fernandes, de Londrina, que falou sobre sexo saudável; o ginecologista da Secretaria Municipal de Saúde de Ibiporã, Rodrigo Gonik, que falou sobre o câncer de mama; e no período da tarde houve a capacitação sobre manejo da dengue, a cargo da enfermeira epidemiologista Sebastiana Riechel.

\"Essa capacitação foi para que possamos atender os usuários do município da melhor forma possível. A finalidade foi orientar e capacitar o nosso pessoal para receber as mulheres que queiram fazer o exame de prevenção de câncer de mama e também as pacientes de risco e portadoras da doença, acolhendo-a e atendendo suas necessidades\", afirmou Rosângela Borges.

A participação dos funcionários foi de quase 100% e a Secretaria de Saúde agradeceu pela participação e colaboração de todos. \"Afinal, preservar a vida humana é obrigação de todos nós\", enfatizou a coordenadora.

CÂNCER DE MAMA

O câncer de mama é uma das lesões malignas mais temidas pelas mulheres devido à sua alta freqüência e por seus efeitos psicológicos, que afetam a percepção da sexualidade e a própria imagem pessoal.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil é a principal causa de morte por câncer entre as mulheres. Com exceção dos tumores de pele não melanoma, o câncer de mama é considerado o mais maligno por incidente.

De acordo com os dados mais recentes (2006) de mortalidade do Sistema de Informação sobre Mortalidade do Ministério da Saúde, 10.950 mulheres morreram em decorrência do câncer de mama no Brasil.

Em 2008, o numero de casos novos no Brasil foram de 49.400, com mortalidade estimada em 12.573 mulheres (Fonte: Datasus & INCA).

No Brasil a maior incidência de câncer de mama é na faixa acima de 50 anos, conforme o INCA, mas há casos em todas as faixas etárias.

Em Ibiporã, em 2008 foram 19 internações na faixa etária de 15 a 79 anos, com quatro óbitos. Em 2009 o número baixou: foram 16 internações, com dois óbitos (em mulheres entre 40 e 70 anos). Em nosso município temos 18.717 mulheres acima de 16 anos, destas são consideradas de risco 6.061 acima dos 40 anos. (Fontes: Ipardes/IBGE, 2010).

DENGUE

A dengue é hoje uma das doenças com maior incidência no Brasil, atingindo a população de todos os estados, independentemente de classe social. Nesse cenário, torna-se necessário que um conjunto de ações para a prevenção da doença seja intensificado, permitindo assim a identificação precoce dos casos de dengue, a tomada de decisões e a implementação de medidas de maneira oportuna, a fim de, principalmente, evitar óbitos.

A capacitação de profissionais de saúde no atendimento ao paciente com dengue é um dos principais componentes do Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD), do Ministério da Saúde. Para atender a essa necessidade de treinamento, a Secretaria de Saúde de Ibiporã elaborou essa capacitação, que visa orientar os profissionais de enfermagem para uma identificação precoce e assistência adequada ao paciente com dengue.

Em Ibiporã neste ano, foram notificadas 529 pessoas com suspeita de dengue, e 40 casos foram positivos.