Saúde

 

Publicado em: 08/10/2010 12:10

Tabagismo


Whatsapp

 

Tabagismo  Tabagismo

   A Organização Mundial da Saúde considera o tabagismo uma pandemia, pois mata anualmente 3 milhões de indivíduos no mundo, ou seja, mata mais que a soma das mortes por Aids, cocaína, heroína, álcool, suicídios e acidentes de trânsito.

   Se medidas efetivas de controle do tabagismo não forem tomadas, em 2020 esse número chegará a 10 milhões de mortes, sendo 70% delas em países em desenvolvimento.

   O tabagismo responde atualmente por 40 a 45% de todas as mortes por câncer, 90 a 95% das mortes por câncer de pulmão, 35% das mortes por doenças cardiovasculares. O levantamento é entre homens de 35 a 69 anos de idade, nos países desenvolvidos. Esse fato contribui para que hoje o tabaco responda por 15% do total de mortes nestes países (Fonte: Murray & Lopez, 1996).

   O município de Ibiporã entende que o tabagismo é um grande problema de saúde pública, que deve ser combatido, trabalhando-se principalmente a questão preventiva, uma vez que as pessoas que estão iniciando o hábito de fumar, começam cada vez mais cedo.

   Aliados ao trabalho de prevenção, têm o interesse e vemos a importância do trabalho de recuperação dos fumantes, através do Programa Municipal de Combate ao Tabagismo.

   O programa tem como objetivo realizar atividades preventivas contra o tabagismo e oferecer apoio ao fumante para que abandone esse vício, ressaltando principalmente os benefícios após o abandono.

Temos como metodologia, a formação de grupo de 12 a 15 pessoas que procuram o ambulatório, que se localiza no Centro de Saúde Eugênio dal Molin, e a UBS do Conjunto Serraia, com o objetivo de parar de fumar. Já estão em processo de implantação outros grupos nas UBSs do Jardim San Rafael, Pérola e Vila Esperança.

   São realizadas reuniões semanais, com um total de quatro sessões. Os profissionais utilizam materiais de orientação e tratamento, fornecidos pelo Instituto Nacional de Câncer e pelo Ministério da Saúde. Após as sessões, há um acompanhamento quinzenal durante dois meses e o paciente é observado ao longo de um ano.

   O grupo recebe orientações de médicos, enfermeiros, psicólogos, dentistas, fisioterapeutas e assistente social.

   Temos grande procura da população e com ótimos resultados, sabemos que é difícil deixar este vício, mas as nossas equipes de profissionais estão capacitadas a dar o melhor atendimento aos nossos usuários.

 

SERVIÇO - Os interessados em parar de fumar podem procurar uma das oito Unidades Básicas de Saúde de Ibiporã ou ligar para (43) 3178-0322 e se inscrever.