Publicado em: 28/10/2010 09:30

Ibiporã na 1ª Caminhada do Outubro Rosa

Ibiporã na 1ª Caminhada do Outubro Rosa Ibiporã na 1ª Caminhada do Outubro Rosa

A Secretaria Municipal de Saúde de Ibiporã marcou presença na 1ª Caminhada do Outubro Rosa, realizada no último sábado, em Londrina, que buscou chamar a atenção das mulheres sobre a necessidade de cuidados com a saúde e a prevenção do câncer de mama e de colo de útero. A secretária municipal Leilaine Furlaneto Rodrigues e várias funcionárias da Saúde participaram, assim como mulheres da comunidade, que atenderam ao convite feito pela Secretaria.

Demonstrando apoio à causa, o prefeito José Maria autorizou ceder o transporte para as ibiporaenses participarem do evento em Londrina. A mobilização iniciou na Concha Acústica, onde houve várias palestras de conscientização, seguida de caminhada pelas principais ruas centrais. O nome do evento, \"Outubro Rosa\", foi uma alusão ao mês mundial da prevenção ao câncer de mama.

\"O objetivo é sensibilizar a comunidade para fazer o diagnóstico precoce do câncer de mama\", assinala Sonia Medeiros, vice-presidente da associação Nós do Poder Rosa. De acordo com a coordenadora do curso de Enfermagem da Unopar, Gladys Hebe Turrissi, 95% dos casos de câncer de mama quando detectados na fase inicial têm chances de cura. \"No entanto, cerca de 70% das mulheres descobre o câncer em estado avançado\", avisa. Confira as fotos: