Saúde

Publicado em: 05/11/2010 11:24 | Fonte/Agência: Fonte: Setor de Endemias/ Vigilância Epidemiológica / Vigilância Sanitária - SMS - PMI

Dengue

Dengue      Dengue

Nesta sexta-feira, 5 de novembro, a partir das 8h30, as equipes da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Polícia Militar, a Polícia Rodoviária Federal e o Corpo de Bombeiros, realizarão uma blitz na BR-369, nas proximidades da divisa com Londrina, na qual abordarão todos os veículos para a conscientização das pessoas quanto aos riscos da dengue e a sua prevenção. Participarão deste trabalho 28 agentes de endemias da Prefeitura de Ibiporã, sete agentes do Ministério da Saúde e policiais militares.

Para o combate à dengue não tem feriado

Nos dias 31 de outubro e 2 de novembro (feriado de Finados) a Equipe de Combate à Dengue da Secretaria Municipal de Saúde de Ibiporã esteve atuando no Cemitério Municipal e passando orientações a todas as pessoas que ali passaram. Foram distribuídos mais de 6.000 panfletos sobre a prevenção da doença.

A equipe parabeniza a população pelo fato de não ter encontrado panfletos jogados no chão. É sinal de que as pessoas estão mais conscientes quanto aos riscos desta doença. Parabéns também aos agentes de endemias, que não mediram esforços para trabalhar no domingo e no feriado.

Neste ano, até esta data, 32 pessoas foram infectadas com o vírus da dengue em Ibiporã.

Doença é endêmica

Sabemos que a dengue está se tornando endêmica em vários municípios do Paraná. Já não se pega dengue somente no verão, mas também no inverno e  todos os anos são registrados casos novos. Os sintomas da doença também têm se agravado cada vez mais. Apesar de todos os esforços para combater o mosquito Aedes Aegypti, ele ainda está presente em nosso município pelos seguintes motivos:

- as pessoas continuam jogando lixos nos terrenos baldios,

- os bebedouros dos animais não estão sendo lavados adequadamente a cada três dias,

- os vasos de plantas não estão sendo cuidados como deveriam ser,

- os depósitos deágua de chuva não estão sendo tampados corretamente.

Outro fator é a resistência do mosquito aos inseticidas utilizados na pulverização (fumacê). Por esses motivos, convocamos todos os moradores de Ibiporã a entrarem nesta luta no combate ao mosquito.

Para o combate à dengue não são necessárias armas pesadas, mas sim amor à própria vida. Que não seja necessário adoecermos o meio ambiente com inseticida. Pense nisso!

Se não mudarmos nosso comportamento, a dengue vai continuar adoecendo e pessoas poderão morrer em conseqüência das complicações.