Saúde

 

Publicado em: 30/11/2010 09:31

Imunização


Whatsapp

 

 

   Profissionais de saúde (enfermeiros e coordenadores das Unidades Básicas de Saúde) foram capacitados para implantar a vacina Meningocócica C nos postos de saúde de Ibiporã. Ela está disponível nos postos desde o  dia 22/11.

   A vacina  meningocócica C (conjugada - CRM197) é utilizada para prevenir as doenças provocadas pela bacteria Neisseria meningitidis do sorogrupo C, esta bactéria pode ser a causa de infecções graves, as vezes, ate fatais, como a meningite e a sepse.

   A doença meningocócica  é uma infecção bacteriana aguda, causada pela Neisseria meningitidis, diplococo Gram negativo, cuja disseminação resulta em doença invasiva, geralmente septicemia e/ou meningite.

   No Brasil em 2009, a  Doença Meningocócica foi responsável por 2.638 casos, 547 óbitos e apresentou uma letalidade de 21 %.  Esta doença pode ocorrer em pessoas de qualquer faixa etária, porém é mais comum em crianças menores de cinco anos de idade, sobretudo nos menores de 1 ano de idade.

   A transmissão da doença meningocócica ocorre freqüentemente pelo contato íntimo com um portador assintomático ou um doente, ou ainda através do contato direto com secreções respiratórias.  Os principais sinais e sintomas da doença são: febre, cefaléia intensa, vômitos, prostração, convulsões e sinais de irritação meníngea. As medidas de prevenção para evitar a transmissão devem ser implantadas ou reforçadas, sendo as mesmas precauções utilizadas para outras doenças de transmissão respiratória. São elas: boa nutrição, cuidados rigorosos de higiene, principalmente com crianças, convívio em ambientes arejados e ensolarados e evitar aglomerações de pessoas.

A vacinação é considerada a forma mais eficaz na prevenção da doença meningocócica.

No ano de introdução, ela está indicada para a imunização ativa de crianças com idade entre três meses, a menores de dois anos de idade. A partir do segundo ano de introdução a vacina passará a ser ministrada para menores de 1 ano de idade. No município temos 1300 crianças (sinasc-2009), na faixa etária menores de 2 anos, que receberão a vacina no decorrer dos próximos meses.