Publicado em: 30/11/2010 10:00

A prefeitura Municipal de Ibiporã, através da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando a campanha municipal de prevenção ao câncer de mama, câncer de útero e prevenção à DST/HIV/AIDS, no período de 22 novembro a 05 de dezembro de 2010.

Essa campanha vem se somar à Campanha do Ministério da Saúde de Prevenção ao Câncer de Mama e Câncer Uterino a se realizar no dia 27 de novembro, e da Campanha de Prevenção à AIDS/HIV no dia 1º de dezembro, em parceria com a Secretaria da Mulher do Norte do Paraná/Força Sindical, Secretaria de Indústria e Comércio, Colégio Estadual Antonio Iglesias/Curso Profissionalizante de Técnicos de Enfermagem e Documentação Escolar de Ibiporã, responsável pelas escolas estaduais, que vem viabilizando palestras e orientações nas escolas.

Todo esse trabalho tem como público alvo, as mulheres trabalhadoras nas empresas, indústrias e comércio do município de Ibiporã e será direcionado para:

- mulheres acima de 35 anos que nunca realizaram os exames;

- mulheres em idade fértil (14 aos 40 anos), inclusive as profissionais do sexo.

Será direcionado ainda a homens e mulheres, visando à prevenção e orientação de DSTS/HIV/AIDS, buscando alcançar todos os usuários da rede de saúde do município.

Haverá reuniões, visitas e debates nas escolas, a partir da 5ª série, nas empresas, com coleta de preventivo, exame de mama e orientações sobre DST/AIDS no local, rastreamento de quem realizou os exames nas mulheres funcionárias públicas estaduais e municipais e orientações aos idosos sobre esses exames e DSTS/AIDS.

Neste ano de 2010, já tivemos mortes de mulheres por causa do câncer. (Datasus).

O número de casos de câncer de mama, câncer uterino e DSTS/AIDS HIV, estão em ritmo crescente. Conforme o SISCAM (Sistema de Informação de Câncer), neste ano de 2010, há 25 casos novos suspeitos de Câncer Uterino e 24 casos novos suspeitos de Câncer de mama. Todos já foram encaminhados ao ICL (instituto de Câncer de Londrina) para tratamento e acompanhamento pela Equipe Saúde da Família.

NO DIA 04 DE DEZEMBRO, TODAS AS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE ESTARÃO ABERTAS PARA A REALIZAÇÃO DESTES EXAMES COM ENCERRAMENTO NO DOMINGO, DIA 05 DE DEZEMBRO NA PRAÇA CENTRAL.

Lembramos que estes exames já são realizados rotineiramente em todas as Unidades Básicas de Saúde do Município.

PROCURE UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE E SE INFORME. PARA UMA VIDA SAUDÁVEL HÁ NECESSIDADE DE PREVENÇÃO, CUIDADOS E DISCIPLINA DE SAÚDE. CUIDE-SE.