Publicado em: 20/12/2010 12:02

A Prefeitura de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou no período de 22 de novembro a 5 de dezembro a Campanha Municipal de Prevenção ao Câncer de Mama, Câncer de Colo de Uterino, Aids e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).

Foram realizadas diversas ações, com destaque para:

• Bate-papo com 5.600 alunos das escolas estaduais do município.
  • Ações de saúde nas empresas e indústrias, onde foram coletados exames de citopatologia oncótica e exames de mama, orientações sobre DST/Aids e tabagismo para 400 funcionários.
  • Foram capacitados profissionais para futura implantação do CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) do Programa Nacional de Aids.
  • Dia 04/12 houve coleta de citopatologia oncótica, exames de mama e orientações de DST/Aids em todas as UBSs do município. Neste dia foram realizados 306 exames e no mês de novembro, 542 exames.
  • Dia 05/12 houve orientações e distribuição de folders e preservativo de combate à Aids na Feira Livre, onde foram atendidas cerca de 500 pessoas.

Encontro Estadual de DST/ Aids

Houve ainda a participação da Secretaria Municipal de Saúde de Ibiporã no 2º Encontro Paranaense de DST/Aids e Co-Infecção, em Curitiba, organizado pela Secretaria Estadual de Saúde. O evento reuniu aproximadamente 400 profissionais de saúde de todas as regionais do Paraná.

Conforme o chefe da divisão de controle de DST/Aids do Paraná, Francisco Santos, \"desde 1984, quando o Paraná registrou o primeiro caso, já foram notificados 24.578 casos de Aids em adultos e crianças. As faixas etárias entre 20 a 34 anos e entre 13 a 19 anos concentram 54% dos casos de Aids no Estado. \"São idades em que as pessoas estão em plena atividade sexual e na faixa etária mais baixa, muitos jovens estão iniciando sua vida sexual, o que requer um cuidado maior, principalmente quanto ao uso de camisinha\" afirma Santos.

Praticar sexo seguro significa adotar o uso adequado de preservativo durante as relações sexuais.

A Prefeitura Municipal e a Secretaria Municipal de Saúde agradecem aos parceiros nesta campanha: Secretaria da Mulher/Força Sindical, Departamento de Documentação Estudantil; Alunos de Técnico em Enfermagem do Colégio Estadual Antonio Iglesias, Super Muffato Atacadista, Plásticos Borsato, Ambev, Wyny do Brasil, Secretaria de Saúde de Jataizinho, Hospital Cristo Rei, Secretaria Municipais de Indústria e Comércio, Obras; DGSO e Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura e as equipes de Enfermagem, Endemias e Agentes Comunitários da Secretaria Municipal de Saúde.