Publicado em: 27/01/2011 10:45

Perder peso e ganhar qualidade de vida

Perder peso e ganhar qualidade de vida Perder peso e ganhar qualidade de vida

Folha de Londrina, 26 de janeiro de 2011.

Perder peso e ganhar qualidade de vida

O Desafio dos Cem Dias movimenta o corpo e faz bem à mente. Os participantes de Ibiporã aprovam a ideia

Ibiporã - Maria Ozélia Marques pesava 115 quilos e já tinha tentado vários métodos de emagrecimento. \'\'Eu tinha consciência que precisava emagrecer, mas sozinha a gente não tem incentivo\'\', justificou. Tudo mudou quando ela começou a participar do Desafio dos Cem Dias, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde de Ibiporã (Norte).

As atividades do projeto são realizadas em grupos de 30 pessoas que se reúnem duas vezes por semana. Além de praticarem exercícios com um educador físico, eles têm aulas de culinária e contam com acompanhamento nutricional, psicológico, fisioterápico e de um acupunturista.

Durante a jornada, Maria Ozélia perdeu 17 quilos, ganhou qualidade de vida e fez muitos amigos. \'\'Hoje mudou tudo. Estou menos ansiosa e já perdi todas as roupas. Aprendi a comer certinho e agora continuo fazendo caminhada. A minha meta é perder mais 23 quilos, o desafio foi um empurrão. Eu vou conseguir\'\', garantiu.

Para a nutricionista do projeto, Renata Albieri, o trabalho em grupo motiva os participantes e torna tudo mais fácil. \'\'É como se fosse uma competição, os três que perdem mais peso ganham medalha e prêmio\'\', disse. Ela explicou que dois grupos já participaram da atividade e que todos os integrantes perderam alguns quilos.

\'\'Percebemos que a atividade é positiva, inclusive para aquelas pessoas que estão em depressão. Tivemos casos de participantes que deixaram os remédios de lado depois de iniciarem o trabalho\'\', explicou. Mesmo após os cem dias de desafio o grupo volta a se reunir com a nutricionista mensalmente. \'\'A maioria continua emagrecendo porque incorporou novos hábitos alimentares.\'\'

O acupunturista Jorge Kataoka foi um dos idealizadores do projeto e disse que o desafio está acima da expectativa inicial. \'\'Tivemos resultados muito satisfatórios e a aceitabilidade das pessoas é muito grande. Eu também trabalho em outros municípios e estou levando a ideia para essas cidades. O custo é muito baixo, mas precisa ter uma equipe competente e comprometida para que o resultado seja satisfatório\'\', disse.

Acima do limite

O excesso de peso de Cleber Beraldo já dava sinais negativos em sua saúde. \'\'Eu estava com a taxa de triglicerídeos acima do limite\'\', contou. Mesmo sendo o único homem entre 29 mulheres ele não desistiu de encarar a balança. Para ele o desafio é mais do que reduzir peso. \'\'Os benefícios vão além, fazemos amigos, melhora a autoestima, conhecemos um pouco mais sobre os alimentos. Vale a pena\'\', disse Beraldo, que emagreceu 9 quilos.

Tereza Paranhos da Silva e Julia Domingues de Matos acharam que o desafio seria mais difícil. \'\'Agora, quando coloco arroz no prato não como batatas, também reduzi o consumo de macarrão e pão na minha casa\'\', disse Tereza. \'\'Recomendo às pessoas que querem emagrecer que procurem atividades em grupo. Com os amigos por perto fica mais fácil\'\', completou Julia, que perdeu 7 quilos. Júlia emagreceu dez quilos.

O trabalho, iniciado em junho de 2010, já atendeu 60 pessoas. A próxima turma começa o desafio em março. Os interessados devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima para fazer a inscrição.

Michelle Aligleri

Reportagem Local

26/01/2011

Prevenção de câncer é alvo de pesquisa

A secretaria de Saúde de Ibiporã realizou um levantamento para verificar há quanto tempo as servidoras não faziam exames preentivos. Conforme a secretária Leilaine Furlaneto Rodrigues, os exames são fundamentais e permitem disgnosticar casos de câncer de mama e de colo de útero de forma precoce. \'\'Nos Assustamos com o resultado. A mulher atual que é moderna, trabalhadora e mãe de família muitas vezes tem vergonha de fazer exames importantíssimos como estes\'\', disse.

A recomendação médica é que os exames sejam realizados anualmente. O levantamento abordou 928 servidoras, sendo que 228 (24,56%) não realizaram exames preventivos de câncer de útero após o ano de 2009. Outras 503 (54,20%) não fizeram o preventivo de câncer de mama neste período. Segundo a secretária, a situação é preocupante. \'\'Acreditamos que esta seja a realidade da maioria das moradoras da cidade. Nosso objetivo agora é elaborar uma campanha. Durante o mês de março vamos fazer um mutirão para coletar exames preventivos nas Unidades Básicas de Saúde\'\', garantiu.

Conforme ela, uma equipe de Enfermagem estará pronta para orientar aquelas mulheres que tiverem receio de fazerem os exames. \'\'Para incentivar a participação conseguimos uma ginecologista que vai trabalhar nesta campanha. Antes só tínhamos medicos homens atendendo esta especialidade no município, acreditamos que este fator pode inibir algumas mulheres\'\', explicou.

Atualmente há duas servidoras do município fazendo tratamento contra o câncer de colo de útero e 17 contra o câncer de mama. A secretária lembrou que o câncer diagnosticado precocemente tem 90% de cura, \'\'por isso nossa atenção a este assunto\'\', concluiu. (M.A.)