Publicado em: 11/02/2011 14:14

Dia "D" Contra a Dengue.

Dia Dia "D" Contra a Dengue.

A Prefeitura de Ibiporã, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Defesa Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e SAMAE, fará amanhã (sábado, 12 de fevereiro) uma grande operação de combate aos focos do mosquito da dengue. Será o Dia "D" Contra a Dengue. Associações de bairros, entidades de classe e clubes de serviço foram convocados a participar. O foco neste sábado serão os estabelecimentos comerciais.

O arrastão começará às 8h30, na Avenida dos Estudantes, no Residencial Terra Bonita, de onde os participantes seguirão até à Avenida Prudente de Morais e chegarão então à avenida principal - Santos Dumont. Percorrerão toda a extensão da avenida e também da Avenida Paraná, entrarão em cada comércio, terminando a operação no Estádio Municipal.

A secretária municipal de Saúde, Leilaine Furlaneto Rodrigues, reitera que nunca é demais falar sobre a dengue as medidas simples de combate ao mosquito. "As pessoas dizem estar cansadas de ouvir falar sobre a doença. Daí relaxam nos cuidados e o mosquito volta a se reproduzir, trazendo risco de vida a toda a população. Agora em fevereiro tivemos infelizmente nove casos de dengue confirmados em Ibiporã. Precisamos frear a ação do mosquito e acabar com os criadouros dentro das casas e estabelecimentos", alerta Leilaine.

A secretária afirma que a Prefeitura está fazenda a parte dela. Além dos agentes de endemias que percorrem diariamente os bairros, serão contratados mais 12 em caráter emergencial, que trabalharão na cidade por 89 dias. O edital para o teste seletivo será publicado nos próximos dias e as inscrições deverão ser feitas nos dias 15 e 16 de fevereiro, via internet, no portal da Prefeitura (www.ibipora.pr.gov.br). Fora isso, a Secretaria de Saúde irá adquirir mais uma máquina costal para aplicação do fumacê nas ruas.

Morador: não deixe vasilhas de boca para cima e nada que possa acumular água em casa, tire todo o lixo e entulhos do quintal. "O mosquito está se concentrando onde tem lixo e sujeira. Não está mais somente na água limpa. Está pondo ovos também em locais com água suja. Todo cuidado é pouco!", adverte a secretária.