Publicado em: 09/03/2011 13:50

Auxiliar de Mecânica Industrial

O programa Caminho da Profissão é mais uma novidade e uma oportunidade para os jovens de Ibiporã. O curso foi negociado no mês de fevereiro entre a secretária municipal do Trabalho de Ibiporã, Lourdes Narcizo, e o coordenador do programa por parte do Senai Londrina, Jorge Marcos da Silva.

Por meio do programa será ofertado o curso de Auxiliar de Mecânica Industrial aos jovens que serão qualificados para indústrias de Ibiporã. O curso foi indicado por indústrias metalmecânicas que a Secretaria do Trabalho visitou no início do ano e que solicitaram essa formação, caso de empresas como PVC Brazil, Furgão Ibiporã e Juntas Universal.

Esse curso é para desempregados, de 17 a 24 anos. "Vamos aproveitar, por exemplo, o pessoal que vem à Agência do Trabalhador solicitar o seguro-desemprego. As aulas serão no Laboratório de Eletromecânica do CQP. O curso é de 160 horas para 20 a 25 jovens. Se o município tivesse que bancar essas 160 horas de formação custariam R$ 14 mil e não teremos gasto nenhum", comemora a secretária Lourdes Narcizo.

A qualificação profissional específica tem o objetivo de agilizar o processo de contratação de acordo com a necessidade exigida e com isso minimizar a defasagem sentida pelas empresas de encontrar mão-de-obra qualificada.

É um programa de gratuidade do Senai, dentro do Programa de Responsabilidade Social do Sistema S e se realiza através de convênio com entidades públicas, como é o caso da Prefeitura de Ibiporã.