Publicado em: 16/03/2011 13:00

2ª Caminhada pela Saúde da Mulher

2ª Caminhada pela Saúde da Mulher 2ª Caminhada pela Saúde da Mulher

Com faixas e cartazes nas mãos, discursos contra a violência e apitos para chamar a atenção do público, um grupo de mulheres de Ibiporã foi às ruas na manhã do sábado, dia 12, para a 2ª Caminhada pela Saúde da Mulher. O evento foi uma realização da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria da Mulher da Força Sindical para o Norte do Paraná. Uma presença ilustre foi da presidente do Conselho Estadual da Mulher e secretária da Mulher de Maringá, Terezinha Pereira.

A caminhada foi o ponto alto da Semana da Mulher no município e chamou a atenção para algo ainda recorrente nos dias atuais: a violência contra a mulher. Com o tema "Toda mulher tem direito a uma vida saudável e sem violência", a caminhada saiu da Praça Eugênio Sperandio, com destino ao Centro de Eventos, onde as participantes foram recepcionadas para um café da manhã com frutas, receberam orientações sobre saúde e direitos da mulher e participaram de várias atividades promovidas pelos servidores da Saúde.

"Tivemos maquiagem, sorteio de brindes, teste de diabetes, verificação de pressão, vacinas e demonstração de técnicas de defesa pessoal (por professores e alunos da Academia Augusto Semprebom). Foi um dia exclusivo para a mulher", disse a anfitriã da festa, a secretária municipal de Saúde, Leilaine Furlaneto Rodrigues.

A caminhada contou com o apoio do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Motoclube Road Machine, que desfilou suas máquinas, chamando a atenção por onde passavam. Em dois triciclos desfilaram a rainha e as princesas da Festa do Peão de Ibiporã, realizada em fevereiro.

PARTICIPAÇÕES

Participaram as vereadoras Maria do Sindicato e Mari de Sá, a secretária para a Mulher da Força Sindical, Magda Alves de Ataídes; as empresárias Diorazil Baise, Diva Pinella e Charife El Kadri, representando o Conselho da Mulher Empresária de Ibiporã; integrantes da Pastoral da Criança e do grupo Mulher Atual, do Sindicato Rural Patronal; mulheres, funcionárias da Administração Municipal, senhoras que participam dos grupos de alongamento e ginástica, profissionais e o público em geral.

Marcaram presença as outras secretárias da administração municipal: Miriam Medre, da Educação; Lourdes Narcizo, do Trabalho; Carla Sabino, da Assistência Social; e Karina Tanno, da Procuradoria Geral do Município.

PARCEIROS

A Secretaria Municipal de Saúde agradece ao apoio dos parceiros que colaboraram com o evento: SAMAE, Teixeira Holzmann/Vécio Lúcio, Sincofemar (Sindicato das Costureiras do Paraná), Sinsaúde Londrina, Siemaco (Sindicato de Asseio e Limpeza de Londrina), Academia Augusto Semprebom, Supermercados Baza e Supersul, Companhia da Beleza, Cia. Média, Big Informática, Sapataria São Pedro, Natura e Moda Íntima, Parolar, Farmácias Central e Drogamais, Casa Ouro Verde, Móveis Martins, Muffatão Atacado, e o Banco de Alimentos da Ceasa.