Publicado em: 25/03/2011 10:48

Remédio para hipertensão e diabetes é na Farmácia Popular

Remédio para hipertensão e diabetes é na Farmácia Popular Remédio para hipertensão e diabetes é na Farmácia Popular

Os ibiporaenses que costumam vir até o Centro de Saúde e às UBSs do município para pegar gratuitamente os medicamentos contra hipertensão e diabetes agora têm à disposição toda a rede de farmácias conveniadas à Farmácia Popular para retirar os remédios que necessitam.

A mudança ocorre em função de uma portaria do Ministério da Saúde que entrou em vigor no dia 3 de fevereiro e faz parte do programa "Saúde Não Tem Preço", lançado pela presidente Dilma Rouseff.

Por isso, é bom os cidadãos de Ibiporã irem se acostumando a procurar uma unidade da Farmácia Popular, pois quando acabar o estoque atual da Secretaria Municipal de Saúde, nenhum desses medicamentos será mais entregue nos postos. "Os itens que passaram a ser distribuídos pelo governo federal não farão mais parte da cesta de medicamentos da nossa rede municipal", explica a secretária Leilaine Furlaneto Rodrigues.

APROVEITAR O BENEFÍCIO

A secretária aproveita para informar que, além dos remédios gratuitos para hipertensão e diabetes, a Farmácia Popular tem outros subsidiados em até 90% pelo governo federal. Exemplo é um antibiótico Amoxicilina 250mg, suspensão oral (frasco de 60 ml), que sai por R$ 1,96. Também há fraldas geriátricas a preços bem baixos. "As pessoas têm que aproveitar esse benefício governamental e usarem mais a Farmácia Popular", convoca a secretária.

Para retirar o medicamento, a pessoa deve levar o CPF, documento com foto e a receita médica.

A rede Farmácia Popular atualmente beneficia cerca de 1,3 milhão de brasileiros por mês. Destes, aproximadamente 660 mil são hipertensos e 300 mil, diabéticos. A população tem acesso a 24 tipos de medicamentos para hipertensão, diabetes, mais cinco doenças (asma, rinite, Mal de Parkinson, osteoporose e glaucoma), além de fraldas geriátricas.

- Confira os princípios ativos dos medicamentos contra hipertensão e diabetes agora oferecidos gratuitamente na Farmácia Popular:

Hipertensão

Captopril 25 mg

Maleato de enalapril 10 mg

Cloridrato de propranolol 40 mg

Atenolol 25 mg

Hidroclorotiazida 25 mg

Losartana Potássica 50 mg

Diabetes

Glibenclamida 5 mg

Cloridrato de metformina 500 mg e 850mg

Insulina Humana NPH e Insulina Humana Regular - nove dosagens e apresentações diferentes (verificar as disponíveis na Farmácia Popular)