Publicado em: 30/03/2011 14:28

Curso de informática gratuito

Curso de informática gratuito Curso de informática gratuito

Com 68 anos, o sr. Artur de Figueiredo, funcionário da segurança da Universidade Estadual de Londrina (UEL), decidiu aprender informática para aprimorar os seus conhecimentos e melhorar seu currículo.

Como é morador de Ibiporã, teve a oportunidade de fazer o curso gratuito de Informática Básica, oferecido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal do Trabalho, realizado em parceria com a Seti (Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia), a Funtel e a Fundação Araucária.

Assim como ele, outros servidores de órgãos estaduais, como DER, IAP e Iapar, estão aproveitando essa oportunidade de capacitação para melhorar o seu posicionamento no plano de carreira.

O caso do sr. Artur foi emblemático. Com o curso de inclusão digital de 40 horas ele atingiu pontuação para elevar em 7% o seu salário na UEL, e a sua aposentadoria sairá dentro de um ano. "Dará uns R$ 150,00 a mais no meu salário. Foi um benefício imenso e as pessoas têm que aproveitar, ainda mais por ser de graça. Fiz um outro curso semelhante de 40 horas, mas foi particular e precisei pagar R$ 150,00", comparou Artur.

Sr. Artur relata que esperou três anos para fazer um curso de informática pela UEL, não obteve resposta e acabou fazendo pela Prefeitura de Ibiporã. "Agradeço ao prefeito José Maria e à sua equipe pela oportunidade que estão dando aos trabalhadores", afirmou.

A secretária do Trabalho, Lourdes Narcizo, informa que além dos ibiporaenses, o curso (que pode ser feito até o mês de junho) está sendo oferecido aos moradores de Jataizinho, pelo fato de Ibiporã ser um Centro Mesorregional de Inclusão Digital da Seti.

CQP ESTÁ EQUIPADO

Para receber os interessados, a Prefeitura reformou e equipou a partir de 2009 o Centro de Qualificação Profissional (CQP), mantido pela Secretaria do Trabalho. No local, onde são realizados dezenas de cursos simultaneamente, a administração instalou aparelhos de ar-condicionado nas salas e aumentou o número de computadores do Telecentro de Informática de 10 para 20.