Publicado em: 10/05/2011 13:16

Exames preventivos para as mulheres no dia 21 de maio

Exames preventivos para as mulheres no dia 21 de maio Exames preventivos para as mulheres no dia 21 de maio

No dia 21 de maio a Prefeitura de Ibiporã, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizará mais uma campanha para coleta de exames de preventivos contra o câncer de mama e de colo de útero. Para a realização dos exames, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município estarão abertas no sábado, dia 21, das 8 às 17 horas.

Os dois exames (de mama e de colo de útero) precisam ser feitos uma vez por ano. O exame clínico da mama deve ser feito a partir dos 15 anos, por um profissional de saúde. Já a mamografia é para mulheres a partir dos 40 anos.

"Precisamos fazer permanentemente estas campanhas para alcançar o objetivo de atendermos o maior número possível de mulheres de Ibiporã, reduzindo assim os índices de ocorrência desses tipos de câncer no município", afirma a secretária municipal de Saúde, Leilaine Furlaneto Rodrigues.

Para reforçar as campanhas, a Secretaria de Saúde está levando a sua estrutura e seus profissionais também às empresas da cidade para que as mulheres possam fazer os preventivos no seu local de trabalho. "Dessa forma, elas não precisam se ausentar do trabalho para procurar um posto e não perdem assim o adicional de assiduidade", explica a coordenadora da Divisão de Programas de Saúde da Secretaria, Rosângela Borges.