Publicado em: 20/05/2011 10:01

Mulher: sábado (21/5) é dia de prevenção!

Mulher: sábado (21/5) é dia de prevenção! Mulher: sábado (21/5) é dia de prevenção!

Neste sábado, 21 de maio, a Prefeitura de Ibiporã, através da Secretaria Municipal de Saúde, realiza mais uma Campanha de Prevenção Contra o Câncer de Mama e de Colo de Útero. Para a coleta dos exames, todas as UBSs da área urbana estarão abertas das 8 às 17 horas. Na zona rural será das 8 às 13 horas.

Os dois exames (de mama e de colo de útero) precisam ser feitos uma vez por ano. O exame clínico da mama deve ser feito a partir dos 15 anos, por um profissional de saúde. Já a mamografia é para mulheres com mais de 40 anos.

"Precisamos fazer permanentemente estas campanhas para atendermos ao maior número possível de mulheres de Ibiporã, reduzindo os índices desses tipos de câncer no município", afirma a secretária municipal de Saúde, Leilaine Rodrigues.

Para reforçar as campanhas, a Secretaria está levando seus profissionais também às empresas da cidade para que as mulheres possam fazer os preventivos no local de trabalho. "Dessa forma, elas não precisam se ausentar do trabalho para procurar um posto e não perdem o adicional de assiduidade", explica a coordenadora de Programas de Saúde da Secretaria, Rosângela Borges.

Conforme o Ministério da Saúde e  o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a incidência desses tipos de câncer vem crescendo no Brasil: em mulheres na faixa dos 25 aos 59 anos são mais casos de câncer de útero. Já dos 40 aos 59, a incidência maior é de mama. "E são essas mulheres, que em sua maioria trabalham fora, não têm tempo de realizar os exames preventivos", alerta Rosângela.