Publicado em: 17/06/2011 12:07

Balanço da campanha de prevenção da saúde do trabalhador

Balanço da campanha de prevenção da saúde do trabalhador Balanço da campanha de prevenção da saúde do trabalhador

Para cuidar do sustento e bem-estar da sua família, o trabalhador muitas vezes não tem tempo de cuidar da própria saúde e por esse motivo, muitas vezes, quando procura um atendimento é por que alguma doença já se instalou no seu organismo e aí vem a grande dificuldade de tratamento que o afasta de vez do trabalho.

Mas se tivesse se prevenido, não teria ficado doente. Por essa razão, a Prefeitura de Ibiporã, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou no mês de maio deste ano diversas ações de promoção e prevenção da saúde do homem e da mulher em todo município, preferencialmente nos locais de trabalho destes trabalhadores

Dessa forma, a administração municipal quer levar aos cidadãos uma melhor qualidade de vida, saúde e bem-estar.

Foram realizadas as seguintes ações:

• Palestras sobre saúde do homem, saúde da mulher, tabagismo, alcoolismo, higiene bucal;
  • Campanha de prevenção ao câncer de mama e de colo uterino, em todas as UBS, para atender ás mulheres trabalhadoras;
  • Distribuição de material educativo e de prevenção à doenças sexualmente transmissíveis;
  • Aferição e controle de pressão arterial;
  • Glicemia digital para verificação e orientação de diabétes;
  • Vacinas;
  • Exames preventivos da mama e do colo uterino.

No total, foram atendidos cerca de 1.500 trabalhadores nas empresas, incluindo os funcionários públicos da administração municipal. A Secretaria de Saúde também esteve como parceira do evento promovido pela Secretaria do Trabalho, dia 2 de maio, em homenagem aos trabalhadores de Ibiporã.

A Secretaria de Saúde agradece pela colaboração e esforço de todos os seus funcionários, aos alunos da Faculdade Pitágoras e aos empresários que colaboraram com esta campanha.