Publicado em: 22/06/2011 08:32 | Fonte/Agência: Agência de Fomentos do Paraná

Banco Social completa 10 anos

A Agência de Fomento do Paraná (Fomento S.A.) comemorou na terça-feira (7) a passagem de 10 anos de criação do Programa de Microcrédito Banco Social, do Governo do Estado. Nesse período, o Banco Social aplicou R$ 129 milhões no financiamento de 34.356 projetos, que beneficiaram diretamente mais de 226,3 mil micro e pequenos empreendedores paranaenses.

O próximo passo é levar o programa a todos os municípios do Paraná e alinhar a oferta de crédito com a capacitação dos empreendedores, para fortalecer empreendimentos formais e informais, que representam 99% da base produtiva do Estado.

O programa foi criado em 2001 para atender micro e pequenos empreendedores que normalmente não seriam atendidos pelo sistema financeiro tradicional e conta com a parceria das Secretarias de Estado da Fazenda; Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul; Família e Desenvolvimento Social; do Trabalho e Promoção Social; Sebrae-PR e Prefeituras.

O processo de obtenção de crédito pelo Microcrédito é bastante simplificado. São necessários apenas os documentos pessoais, no caso de pessoa física, e os documentos básicos, no caso de empresas. O crédito é liberado num prazo entre 10 e 15 dias. Toda a documentação e os procedimentos estão disponíveis no endereço eletrônico da Agência de Fomento: www.afpr.pr.gov.br.

O programa está aberto a todos os setores da economia, da agricultura e pequenas indústrias à área de comércio e serviços. Em cada projeto, empreendedores com renda bruta anual de até R$ 360 mil podem obter financiamentos de até R$ 10 mil (formais) e de até R$ 5 mil (informais).

O pagamento pode ser feito em até 24 meses, com juros de 0,95% ao mês (mais IOF - Imposto sobre Operações Financeiras). Essa taxa é cinco vezes menor (20%) que a média dos juros de financiamentos para crédito pessoal.

"Cada novo projeto que aprovamos injeta novos recursos na economia regional, fortalece a base produtiva e formaliza novos negócios, o que leva à inserção de milhares de paranaenses no mercado de trabalho formal de trabalho, contribuindo para o resgate da cidadania e da qualidade de vida do empreendedor e de sua família", afirma a diretora de Operações da Agência de Fomento, Cristina Stephanes, que administra o programa de Microcrédito.

"O que me faz mais feliz em relação ao Banco Social é que ele não é um programa simplesmente de palavras. É um programa de resultados comprovados, que faz com que muitos resgatem sua dignidade como ser humano, sustentando suas famílias e estudando seus filhos."

CRISTINA STEPHANES - Diretora da Fomento S/A

"Como Agente de Crédito do Programa Banco Social, vejo os pequenos empreendedores amparados e mais confiantes em seus propósitos, com os empréstimos há melhorias substânciais em seus empreendimentos. Ajudar nesta transformação positiva e ouvir um "muito obrigado" é imensamente gratificante."

ADAUEBER DE PAULA - Agente de Crédito de Ibiporã.

Para aderir ao programa procure a Agência do Trabalhador, Av. Dom Pedro II, 294, centro, Ibiporã - PR - Telefones: (43) 3258-9184 / 3178-0223 / 3258-9355, fale com o agente de crédito ADAUÉBER DE PAULA RODRIGUES (ou agende uma visita ao seu empreendimento).

Importante: NÃO cobramos qualquer taxa de abertura de cadastro ou manutenção de relacionamento.