Publicado em: 09/08/2011 17:20

Prefeitura recebe verba para iniciar Centro Tecnológico do Trabalhador

Prefeitura recebe verba para iniciar Centro Tecnológico do Trabalhador Prefeitura recebe verba para iniciar Centro Tecnológico do Trabalhador

A Prefeitura de Ibiporã teve depositados na sua conta na semana passada R$ 300 mil do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), recursos intermediados pelo deputado federal André Vargas (PT), que serão utilizados para a construção, aquisição dos equipamentos e materiais do Centro Tecnológico do Trabalhador de Ibiporã (CTTI).

O PROJETO

O Centro atenderá cerca de 900 pessoas, oferecendo qualificação profissional e social. O repasse total do governo federal será de R$ 600 mil, com R$ 75 mil de contrapartida do município.

O novo prédio terá 580m² de área construída, no terreno de 3.785 m² pertencente à Prefeitura, que já abriga o Centro de Qualificação Profissional (CQP), localizado na Praça Ciro Ibirá de Barros. Conforme o projeto, feito pelo arquiteto e secretário municipal de Cultura e Turismo, Júlio Dutra, o local terá quatro salas de aula com capacidade para 40 alunos cada, auditório, área administrativa e cantina.

O prefeito José Maria e a vice Sandra Moya comemoraram a chegada do recurso. "Este segundo semestre está sendo de muitas obras municipais e o Centro do Trabalhador é mais uma que entregaremos aos nossos cidadãos, com o objetivo de preparar melhor a nossa mão-de-obra para as empresas", afirmou José Maria.

A secretária municipal do Trabalho, Lourdes Narcizo, tão logo ficou sabendo da notícia da verba depositada na conta do Município, encaminhou imediatamente o processo ao Departamento de Compras e Licitações da Prefeitura para que seja iniciada a licitação.

PREPARAR MÃO-DE-OBRA

O deputado André Vargas lembra que o Centro Tecnológico vai preparar as pessoas, garantindo mão de obra qualificada às indústrias e empregos aos cidadãos, que poderão buscar vagas nas quase 300 indústrias nas áreas de alimentação, vestuário, etalúrgica, couro, frigorífico, transporte, da cidade e da região.

Vargas também lembra outras conquistas de Ibiporã, como a nova Agência do INSS. "No ano passado inauguramos uma nova Agência do Trabalhador, que proporciona maior conforto, dignidade e cidadania à população no desenvolvimento das políticas públicas de trabalho emprego, geração de renda e promoção social".

O deputado também ficou muito feliz com o resultado do Projovem em Ibiporã, programa que foi o relator e que qualificou 207 jovens  no Município. Destes, aproximadamente 35% estão trabalhando com carteira assinada.

De acordo com a vice-prefeita da cidade, Sandra Moya (PT), o novo centro vai triplicar a capacidade de qualificação de trabalhadores.
   "Até o mês de junho qualificamos 3.707 pessoas em diferentes locais. Nosso objetivo com o novo centro é triplicar essa capacidade. Queremos ainda fazer parcerias com outras instituições, como Sesc e Senac para ampliar ainda mais esse atendimento. Agradecemos muito ao deputado André Vargas por este recurso", ressaltou a vice-prefeita.

(com informações da assessoria do deputado André Vargas)