Publicado em: 30/08/2011 16:51

Alerta a alunos sobre o cigarro

Alerta a alunos sobre o cigarro Alerta a alunos sobre o cigarro

Durante toda esta semana, a Prefeitura de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando oficinas de orientação sobre os riscos do cigarro e de prevenção ao câncer de boca para alunos de 5ª à 8ª série e do Ensino Médio dos oito colégios estaduais de Ibiporã.

As oficinas estão sendo ministradas por dentistas e outros profissionais da Secretaria Municipal de Saúde. Na segunda-feira (29), no primeiro dia de abordagem nas escolas, a equipe esteve de manhã no Colégio Antônio Iglesias, no Jardim Pinheiro.

A reportagem, presente ao local, observou certo desinteresse pelo assunto por parte de alunos de 7ª à 8ª série, embora muitos possam já ter tido contato com o cigarro. A maioria talvez ignore que o cigarro é porta de entrada para as outras drogas pesadas que hoje assolam a juventude brasileira e são a causa da maioria dos crimes praticados nas cidades.

A dentista Adriana Fujimura, da Secretaria Municipal de Saúde, alertou aos alunos que dentro da composição do cigarro existem mais de 700 aditivos químicos e que as fórmulas não são reveladas pelos fabricantes porque as substâncias são nocivas.

"A maioria dos fumantes sabe dos malefícios do tabagismo, mas não em detalhes. E é o que procuramos passar, principalmente os riscos de câncer de boca", informa a dentista.

Essa e outras atividades estão sendo realizadas pelas equipes da Prefeitura em virtude da Semana de Combate ao Tabagismo, que prossegue até dia 2 de setembro. No domingo (28), na Praça Pio XII, houve abordagens e alerta à população sobre o cigarro.

Também estão sendo divulgados os grupos de combate ao tabagismo de Ibiporã, que oferecem meios para as pessoas que querem parar de fumar. As atividades são gratuitas e os grupos coordenados pela Secretaria de Saúde. Informe-se pelo fone 3178-0322, no Setor de Serviço Social do Centro de Saúde Municipal.