Indústria e Comércio

Publicado em: 28/05/2024 11:54 | Fonte/Agência: Núcleo de Comunicação Social/PMI

Prefeitura de Ibiporã impulsiona o desenvolvimento econômico através do incentivo à indústria

Com políticas inovadoras e visão para o futuro, Ibiporã fortalece sua presença como um centro industrial de destaque, impulsionando o desenvolvimento econômico local

Ibiporã, um Polo Industrial em ascensão

Ibiporã segue se destacando como um verdadeiro polo industrial por meio do trabalho da Prefeitura Municipal de Ibiporã através da secretaria de Desenvolvimento Econômico, o município tem adotado políticas vigorosas para incentivar a instalação de novas indústrias e apoiar a classe empresarial. Atualmente, com um total de 314 indústrias, Ibiporã destaca-se não apenas pelo número, mas também pelos significativos investimentos e estruturas que abriga.

Um marco importante na história industrial de Ibiporã foi a inauguração, em 2011, do primeiro Condomínio Empresarial do município. Este empreendimento, que conta atualmente com 20 indústrias em funcionamento e seis em construção, é pioneiro no estado do Paraná, evidenciando a visão inovadora da administração municipal. Além disso, a cidade tem se destacado na atração de novas empresas, evidenciando um olhar estratégico para o futuro. A implantação do Parque Nenê Favoretto, em 2014, é um exemplo concreto desse compromisso, abrigando hoje importantes empresas e contribuindo significativamente para o desenvolvimento industrial da região.

Crescimento Econômico impulsionado pela Indústria

Com cinco parques industriais consolidados e dois condomínios empresariais realizados pelo município, Ibiporã é um importante centro de produção e desenvolvimento econômico. Em 2022, somando o faturamento das 40 principais indústrias alcançou-se a marca de R$2.826.240.050,00, fortalecendo a economia local e proporcionando oportunidades de emprego e crescimento para a população. Sob a atual gestão, a política de incentivo à implantação de indústrias teve impacto direto no Produto Interno Bruto (PIB) municipal, evidenciado pelo crescimento constante desse indicador nos últimos anos.

Por meio de legislação específica, o Poder Executivo Municipal tem concedido incentivos fiscais, econômicos e estruturais às empresas que escolhem estabelecer suas atividades em Ibiporã. Essa abordagem proativa tem sido fundamental para atrair novos investimentos e promover o desenvolvimento sustentável do setor industrial, consolidando ainda mais a posição de Ibiporã como um polo industrial em ascensão no cenário regional e estadual.