Cultura e Turismo

Publicado em: 13/06/2024 17:20 | Fonte/Agência: Secretaria de Cultura e Turismo

Com programação variada, 46ª Festa Junina de Ibiporã é sucesso de público e organização

Com uma variada programação artística e cultural, decoração caprichada, gastronomia típica e muitas brincadeiras, a Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT), promoveu mais uma edição de sucesso da Festa Junina Municipal. A 46ª edição do evento, considerado o mais tradicional e maior da região no gênero, ocorreu de 1 a 9 de junho, na Praça Pio XII, reunindo milhares de pessoas do município, região e até de outros estados.

Com o tema “Fogueira e Viola” – o qual ganhou destaque nos enfeites da praça e nas barracas de comidas típicas, as noites da festa foram embaladas por shows ao vivo, com artistas sertanejos nacionais, regionais e locais, trazendo um repertório diversificado e contagiante. Dentre as atrações, UsAgroboy, Mariana e Mateus, Léo e Raphael e Théo e Thiago.

Novamente, danças e quadrilhas ensaiadas pelos professores nas instituições de ensino municipais e apresentadas pelas crianças na festa, deram um toque todo especial ao evento. Trouxeram as famílias ao centro da Praça, reforçando a tradição e as origens do arraiá de Ibiporã. Este ano, o público também pôde conferir outras manifestações culturais nacionais, por meio de projetos viabilizados pela Lei Paulo Gustavo. Alunos da Escola Municipal Aldivina Moreira de Paula encenaram o “Bumba meu Boi” do Maranhão, e participantes da Oficina de Danças Tradicionais Brasileiras encantaram o público apresentando a riqueza de ritmos, passos e musicalidade de algumas danças populares, como a Roda de Coco, Ciranda e Cacuriá.

Novidades

A edição 2024 do evento apresentou algumas novidades, como o mascote TiãoBagi (referência ao Rio Tibagi), cujo nome foi escolhido por meio de enquete no perfil do Instagram da Prefeiturae que marcou presença nos nove dias de festa interagindo com público, o “Cultura na Festa”, comaulões ao ar livre de alunos de música dos cursos livres gratuitos ofertados pela SMCT, apresentações do ballet infantil, teatro e coral adulto, além de exposições de trabalhos dos aprendizes de cerâmica e artes.

A festa também ofereceu recursos de acessibilidade a pessoas com deficiência, como uma área exclusiva, em frente ao palco, para cadeirantes, e a interpretação em libras, realizada pela intérprete e professora de Artes da SMCT, Victoria Nicastro, durante as aberturas e apresentações artísticas.

Diversão e solidariedade

A participação de entidades civis, sociais e religiosas de Ibiporã no comando das barracas gastronômicas é uma tradição da Festa Junina Municipal. Desta forma, além de resgatar o folclore junino, o evento desenvolve o espírito comunitário, proporcionando maior integração entre as diversas organizações do município. E a maior parte de toda a renda obtida com a festa fica com elas, para poderem desenvolver seus projetos sociais.

Este ano, foram 13 entidades participantes e mais de 400 pessoas trabalhando voluntariamente nas barracas.

1.         ACEI;

2.         ACEIBI (Associação Comercial);

3.         APAE;

4.         APMIF;

5.         Centro do Artesanato de Ibiporã;

6.         Fazenda da Esperança;

7.         Hospital Cristo Rei

8.         Motor Clube de Ibiporã

9.         Paróquia São Rafael;

10.      PIME;

11.      Rotary Club Ibiporã;

12.      Rotary Club Terra Bonita

13.      Vicentinos (Paróquia Santo Alberico)

Em reconhecimento ao valioso trabalho de parceria e apoio à realização da 46ª Festa Junina, aadministração municipal promoveu na sexta-feira (07/6) um momento especial de agradecimento às entidades e apoiadores culturais, com a entrega de uma lembrança a cada organização e empresa apoiadora (um corte de madeira rústico com a gravação da logo da 46ª Festa Junina).

Outra forma de valorizar o trabalho das entidades – desta vez no esmero da decoração das barracas – foi a premiação em dinheiro das três mais bem decoradas. A avaliação foi feita por uma comissão técnica na área artística, baseada em 10 critérios, entre eles a fidelidade ao tema desta edição da festa – “Fogueira e Viola”.

• 1º lugar (APMIF);
  • 2º lugar (PIME);
  • 3º lugar (Hospital Cristo Rei)

Fazendo um balanço do evento, a administração municipal ressalta que foi uma das maiores edições já realizadas, com recorde de público, variada programação, e muitos elogios quanto à organização e segurança.

A 46ª Festa Junina Municipal de Ibiporã é uma realização da Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, com o apoio e colaboração das várias Secretarias Municipais, Departamento Municipal de Trânsito, Núcleo de Comunicação Social, entidades, órgãos oficiais (Polícia Civil/Polícia Militar/Corpo de Bombeiros) e apoiadores culturais.