Cultura e Turismo

Publicado em: 02/07/2024 09:53 | Fonte/Agência: secretaria de Cultura e Turismo

Administração Municipal investe mais de R$300 mil em equipamentos de som e iluminação para o Cine Teatro

A administração municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT), realizou, na manhã desta quinta-feira (27), a entrega oficial de novos equipamentos de sonorização e iluminação para o Cine Teatro Padre José Zanelli. O evento contou com as presenças de representantes do Executivo, Legislativo, servidores da Prefeitura e SMCT, instrutores e alunos do Centro de Formação em Arte e Cultura (Cefac).

Os equipamentos de ponta foram adquiridos por meio de pregão eletrônico, no valor de R$316.921,06. Dentre os novos itens estão mesas de som e iluminação digitais, sistema de som portátil, microfones, kits retorno, refletores de LED RGBWA, câmeras robóticas capazes de fazer streaming simultâneo de videos, mesa de corte e kits de som para evento.

Durante a entrega, a secretária de Cultura e Turismo, Lourdes Narcizo, justificou que muitos dos equipamentos de sonorização e iluminação utilizados no espaço são antigos e analógicos, e não atendem, a contento, as necessidades do teatro e dos muitos eventos nele realizados. "Este significativo investimento do governo municipal não apenas moderniza, mas também visa proporcionar mais praticidade, conforto e qualidade de som e iluminação a este que é o grande templo das artes de Ibiporã”, argumentou a secretária.

Além dos investimentos em sonorização e iluminação, o espaço também receberá outras melhorias, com a instalação de uma rampa na lateral do palco, oferecendo mais acessibilidade a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, reforma na mobília da cabine de projeção e substituição dos equipamentos de ar condicionado. A previsão é que o total investido pela administração municipal ultrapasse R$1 milhão.

Sobre o Cine Teatro

Inaugurado dia 13 de agosto de 1988, na gestão do ex-prefeito Daniel Pelisson (1983-1988), após dois anos de construção. O nome homenageou o padre italiano José Zanelli, incentivador das artes em Ibiporã, que chegou à cidade em 1948 e aqui promovia operetas e peças de teatro no Salão Pio XII (ao lado da Igreja Matriz), além da exibição de filmes. Zanelli formou o Coral Santa Cecília (que existe até hoje), uma banda de músicos e também um time de futebol, o Cruzeiro, cujo campo ficava onde hoje é a Prefeitura Municipal.

Com área total de 1.330 metros quadrados, capacidade de 510 lugares, nos dois pavimentos, e um palco de 200 metros quadrados, o Cine Teatro Padre José Zanelli é ainda o principal espaço cultural de Ibiporã, administrado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura e Turismo. É utilizado não apenas para atividades da SMCT, mas também de outras secretarias e particulares. Além de ter essa função de aglutinar os eventos mais importantes do município, dispõe também de um cinema, com sistema de projeção em 3D.